Padre suspeito de abusos oferecia presentes em troca do silêncio das vítimas

EPTV

Homem é ex-coroinha e diz ter sido vítima do padre de Americana investigado pelo Vaticano por supostos abusos sexuais

Advogados de pessoas que alegam ter sido abusadas pelo padre Pedro Leandro Ricardo, investigado pela Polícia Civil das cidades de Americana (SP), Limeira (SP) e Araras (SP), afirmam que o religioso agia sempre da mesma forma e tinha o costume de oferecer presentes em troca do silêncio das vítimas.

“Uma das formas de aliciamento era o oferecimento material, desde alimentos, vestimentas, totalmente incompatíveis com o padrão das vítimas e isso fazia com que o padre adquirisse a confiança das vítimas e, aí, inúmeras sessões de abusos permaneceram por diversos anos”, explica o advogado Gustavo Paiva.

Segundo a advogada Thalita Camargo da Fonseca, há pelo menos quatro vítimas na cidade de Araras (SP) e outros casos em investigação. A defensora conta que o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado desde janeiro das funções reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana, agia sempre da mesma maneira.

“Os relatos são semelhantes, o modus operandi é o mesmo. Adolescência, e utilizar esse dom de uma figura de pai para com elas.”

Os advogados acompanharam nesta quinta (21) o depoimento de um padre e de dois funcionários da Cúria de Americana.

Ex-coroinha
Um ex-coroinha contou à EPTV, afiliada TV Globo, que sofreu abusos do padre Pedro Leandro Ricardo em 2002, na cidade de Araras, e até hoje faz tratamento por causa do trauma psicológico. Segundo ele, o padre passava a mão em seu corpo e fez sexo oral com ele.

“Ele deslizou a mão como se tivesse mudando o câmbio da marcha do carro. Ele deslizava a mão assim na perna. E, na volta, já deu uma escorregada maior, já meio que apalpou mesmo o meu órgão genital”.

A vítima confirma que houve sexo oral. “Houve. Mas, não chegou a consumar o fato por inteiro, porque eu me senti enojado, eu falei não. Era como se meu pai tivesse fazendo aquilo comigo”, conta o homem.

Vaticano
Afastado pela Igreja Católica, o padre Pedro Leandro Ricardo também é investigado pelo Vaticano, sob segredo canônico. A Santa Sé também investiga a Diocese de Limeira. O bispo Dom Vilson Dias de Oliveira é suspeito extorsão e coação, e foi acusado também de acobertar crimes de pedofilia, que teriam sido cometidos pelo pároco da Basílica de Americana.

O que dizem as defesas?
A defesa do padre Pedro Leandro Ricardo garante que nunca houve assédio ou abuso e disse que ele vem sendo perseguido por um grupo de desafetos desde a época em que estava em Araras. O advogado comentou que muitas das acusações são antigas, já foram investigadas e não ficaram provadas.

Ainda segundo o defensor do pároco de Americana, as acusações estão sendo requentadas e pessoas envolvidas para que façam novas denúncias, com o objetivo de excluir o padre da Igreja católica.

Já a Diocese de Limeira, que responde pelo bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, prefere não se manifestar no momento.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos