Projeto de Antônio Holanda concede título de cidadania maceioense a primeira-dama de Alagoas

Ascom Vereador Antonio Holanda

Nascida em Brasília e morando em Alagoas há cerca de 15 anos, a primeira-dama do Estado, Renata Pires Calheiros será em breve cidadão honorária de Maceió. Projeto nesse sentido apresentado pelo vereador Antônio Holanda (MDB) tramita na Câmara de Maceió. Além da cidadania maceioense, Renata Pires Calheiros será agraciada ainda com a mais importante comenda do Legislativo municipal: a Mário Guimarães, patrono da Casa.

A matéria foi lida no plenário e encaminhada a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para receber parecer antes de sua aprovação em plebário, mas de acordo com o vereador Antônio Holanda tem todo o apoio dos demais integrantes da Casa de Mário Guimarães. Na justificativa, Holanda aponta os relevantes serviços prestados pela primeira-dama Renata Calheiros ao estado de Alagoas, como por exemplo, o projeto “Alagoas Feita à Mão”.

O projeto busca valorizar o artesanato e a cultural locais. “Com a iniciativa, em apenas quatro anos, os artesãos alagoanos já comercializaram mais de 20 mil peças, movimentando mais de dois milhões de reais”, destaca. Outras ações do projeto são a publicação de editais visando à participação em feiras e eventos diversos, a divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano, o mapeamento e identificação das oficinas de artesãos, além da emissão e renovação da carteira de cada profissional.

“E em consequência deste projeto, o Governo já lançou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a coleção Alagoas Feita à Mão, com objetivo de contemplar a diversidade da produção alagoana, além de um livro, em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que retrata todo o processo construtivo das peças elaboradas pelos artesãos”, ressalta Antônio Holanda.

“Por tais razões é que a senhora Renata Calheiros merece receber o título de cidadã honorária de Maceió, cidade que a recebeu de braços abertos e à qual dispensa atenção especial”, conclui em sua justificativa o vereador. A primeira-dama também atua na coordenação do programa Criança Alagoana que executa ações em prol da primeira infância em parceria com o programa federal Criança Feliz e atende praticamente todos os municípios do Estado.

Quem é

Renata Pires Calheiros é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Brasília (UnB), casada com o governador Renan Filho, com quem tem dois filhos: João e Davi. Antes de ser primeira-dama do Estado, foi primeira-dama do município de Murici, onde seu esposo exerceu o mandato de prefeito entre 2005 e 2010. Lá em Murici, Renata Calheiros deu início aos projetos sociais nos quais tem engajamento total.

 

 

 

Fonte: Ascom Vereador Antonio Holanda

Veja Mais

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações