PAM Salgadinho: mutirão atende pacientes com doenças cardiovasculares

Pacientes atendidos pelo mutirão. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

Nesta sexta-feira (15), o PAM Salgadinho (Poço) realizou um mutirão de atendimentos para pacientes com doenças cardiovasculares. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e da FQM Farma, por meio do projeto Circulando Saúde, que após percorrer várias capitais brasileiras, traz sua edição para Maceió. O objetivo dessa parceria é prestar assistência gratuita às pessoas e oferecer informações a respeito das principais doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento.

Segundo Marluce Moura, diretora do Pam Salgadinho, o evento foi idealizado para atender de 300 a 400 pacientes, oferecendo diagnósticos e encaminhamentos para casos que precisam de procedimentos mais urgentes. “A fila de espera estava muito grande, por isso tiramos os primeiros 150 casos, que eram mais urgentes, regulamos pelo Complexo Regulador Assistencial (Cora) e eles já estão sendo atendidos. As outras 150 vagas eram destinadas a usuários que compareceram espontaneamente. Como esse número de comparecimentos ultrapassou o que havíamos planejado, já estamos deixando as consultas agendadas para as próximas semanas para que ninguém fique sem atendimento. Com esse mutirão estamos tentando dar uma nova visão à saúde em termos de resolutividade”, explica.

“Os pacientes vêm para a consulta e aqui já solicitamos os exames ou encaminhamos para cirurgias. Com isso, estamos dando um grau de qualidade muito grande à saúde e diminuindo o tempo na fila de espera dos usuários. Além disso, com uma parceria com a Casa do Médico, ganhamos 100 curativos para fazer procedimentos urgentes no dia de hoje, então estamos tratando aqui e orientando como eles devem proceder depois”, completa a a diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura.

Já para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a parceria da SMS com o Circulando Saúde é um avanço extraordinário em termos de assistência à população. “Com essa ação estamos buscando zerar a demanda reprimida para atendimentos com angiologistas. Todos os médicos que estão atuando hoje estão de parabéns, tanto os três que temos da casa, quanto os sete do projeto que vieram somar esforços em prol da comunidade. Então me sinto muito feliz por essa parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, pois o que estamos atendendo hoje levaria meses em uma demanda normal”, comemora o gestor.

Quitéria da Silva é paciente do Pam Salgadinho e afirma que a iniciativa é muito importante para a população. “Estou gostando muito de participar, pois sinto muita dor nas pernas e tenho problemas circulatórios e esse mutirão ajudou muito a agilizar o tempo das consultas”, comemora.

No local também foram entregues folhetos com orientações e informações sobre as principais doenças vasculares, além de reforçar a necessidade da realização de atividades físicas, dieta balanceada, hidratação, controle do nível de açúcar e outras questões sobre prevenção.

Maceió é a quinta capital do país que recebe o projeto Circulando Saúde, que já prestou serviços em São Luis (MA), São Paulo (SP), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

 

 

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos