Defensoria Pública constata péssimas condições de higiene na Central de Flagrantes

Defensoria Pública

Durante inspeção, a Defensoria Pública Estadual constatou, na manhã desta sexta-feira, 15, péssimas condições de higiene na Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro.

O defensor público do Núcleo de Tutela Coletiva, Othoniel Pinheiro, esteve no local para averiguar a denúncia de que os presos estavam convivendo com insetos e roedores além do mau cheiro e falta de produtos de higiene pessoal.

Na Central, a Defensoria Pública foi informada pelos presos que precisam jogar restos de comida no corredor das celas para se livrar de ratos e baratas.

Na inspeção, também foi avaliada a situação dos alimentos e a quantidade de presos no local. De acordo com a Chefia de Operações, os detentos têm três refeições ao dia e o limite máximo de internos não ultrapassa 24, conforme decisão judicial.

Diante dos fatos apresentados, o defensor público abrirá procedimento administrativo para investigar a situação de insalubridade no local.

Nota Polícia Civil

A Delegacia Geral da Polícia Civil (PC), até o momento, não recebeu nenhum documento da Defensoria Pública sobre problemas na Central de Flagrantes 1, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
No entanto, a direção da PC disse que os detidos recolhidos na unidade plantonista, após se alimentarem, colocam os restos das marmitas no chão, no raio em frente às celas, e a funcionária responsável pela limpeza em seguida limpa tudo. Sempre depois das refeições.
Quanto a insetos, nunca houve uma reclamação sequer. Inclusive, os alojamentos dos policiais ficam no mesmo andar. E entre o xadrez e o alojamento fica a cozinha que a equipe policial de plantão utiliza para fazer as refeições.
Esclarece que os presos custodiados no local ficam na Central de Flagrantes temporariamente, em média, por 24 horas ou 48 horas, enquanto aguardam transferência para o sistema prisional, visto que a unidade plantonista não é penitenciária, mas sim, apenas um local de passagem para os detidos enquanto são realizados os procedimentos policiais cabíveis, no caso os flagrantes.
A direção da Polícia Civil informou ainda que estão sendo feitas mudanças administrativas na Central de Flagrantes 1, onde recentemente foi designada, para a coordenação administrativa do local, uma policial com larga experiência neste tipo de unidade policial, que por longos anos administrou a Casa de Custódia, visando proporcionar uma melhoria no que diz respeito as questões administrativas na Central de Flagrantes. E que vê como muito importante a visita da Defensoria Pública para que, em conjunto, sejam encontradas medidas que permitam melhorar cada vez mais o tratamento do custodiado.

Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas

Defensoria Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos