MP: Prefeitura tem 5 dias para se manifestar sobre evacuação da área vermelha

A prefeitura de Maceió tem cinco dias para se manifestar sobre o documento que recomenda a desocupação total da área vermelha do bairro do Pinheiro. A recomendação, elaborada pela força-tarefa do MP, composta pelos promotores de justiça José Antônio Malta Marques, Adriano Jorge Correia, Jorge Dórea, Max Martins e Jomar Amorim, foi entregue na manhã desta terça-feira (19) ao prefeito Rui Palmeira e ao coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos.

No documento, a força-tarefa apresenta medidas que deverão ser acatadas pela prefeitura, junto à Defesa Civil Municipal e secretarias competentes, nos próximos dias. Dentre os pontos destacados, constam a total desocupação de todos os imóveis situados na área vermelha, recorrendo, inclusive, a medidas judiciais, em caso resistência por parte de moradores. A interrupção do fornecimento de gás, água e energia elétrica nos imóveis situados em toda a área de risco identificada no mapa de feições e a interrupção do tráfego de veículos pesados na região. No entendimento dos promotores, ônibus, caminhões e máquinas não deveriam mais circular pela região de risco.

A recomendação aborda ainda a necessidade de desocupação preventiva das áreas laranja e amarela em caso de chuvas de alta intensidade na região. Em entrevista coletiva, foram esclarecidos detalhes da recomendação feita pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

Confira o documento entregue ao prefeito Rui Palmeira:

O promotor José Antônio Malta Marques alega que a desocupação da região tem sido feita de forma lenta e o intuito da recomendação é que seja realizada uma evacuação imediata das áreas de risco, buscando preservar vidas. Quando perguntado se a força-tarefa composta pelos promotores teve acesso a uma informação nova, ele afirma que a preocupação gira em torno da chegada do período de chuvas e serve como forma de precaução.

Ascom MPE/AL

Promotores determinam evacuação do Pinheiro

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos