Vereadores derrubam vetos às emendas impositivas

Entendimento entre Legislativo e Executivo vai permitir quase R$ 10 milhões em investimentos

Ascom Câmara

Um entendimento entre Legislativo e Executivo vai proporcionar a aplicação de quase R$ 10 milhões em emendas impositivas direcionadas pelos vereadores da capital. Elas haviam sido vetadas pelo Executivo, porém, os parlamentares derrubaram 61 vetos dos quase 100 à Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada em dezembro do ano passado. O restante deles deve ser deliberado na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Enquanto todos os vetos não são avaliados, a pauta de votação de projetos, indicações e requerimentos segue trancada.

Apesar do número expressivo de vetos derrubados pela Câmara Municipal de Maceió, o líder do governo na Casa, vereador Samyr Malta (PTC), explicou que a iniciativa só foi possível graças ao entendimento do chefe do Executivo. “Infelizmente, houve um equívoco de avaliação da Procuradoria Geral do Município em indicar para o Executivo os vetos às emendas impositivas feitas pelos vereadores. Depois de mostrarmos isso ao prefeito Rui Palmeira, ele entendeu e nós procedemos pela derrubada dos vetos. Agora, os projetos seguem para sanção e a sociedade vai poder ser beneficiada em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e demais setores da nossa capital”, explicou Samyr Malta, que assumiu, recentemente, a liderança do governo na Câmara, após a ida do vereador e então líder Eduardo Canuto (PSDB), para a Secretaria de Governo do Município.

Malta afirmou que o diálogo mais uma vez prevaleceu. “Continuamos no entendimento, mas é bom destacar que a independência prevalece entre os poderes e é essa uma das minhas missões, trabalhar, como líder do governo, e sempre buscar o bom relacionamento visando ao bem-estar do maceioense”, disse o vereador.

“É um desafio de muita responsabilidade assumir a função líder do governo aqui na Câmara. Tenho aprendido bastante já nesse pouco tempo, e também é uma experiência de amadurecimento como político e ser humano. Além disso, tanto a bancada como a oposição, que aqui se caracterizam também pela responsabilidade como atuam, têm me ajudado bastante nessa empreitada”, destacou Samyr Malta.

CEI – Nesta quarta-feira (20), membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara viajam para Brasília, onde na quinta-feira (21) participam de Audiência Pública no Senado Federal que vai debater os problemas que ocorrem no Pinheiro há mais de um ano. O grupo que vai até à capital do país é formado pelo presidente da CEI, vereador Francisco Sales (PPL), pelo relator substituto, Chico Filho (Progressistas) e pelo vereador Cléber Torres (Progressistas), que não integra a comissão, mas fará parte da delegação. A CEI vai a Brasília a convite do senador por Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), autor da iniciativa para Audiência Pública.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos