Último dia do verão foi um dos mais quentes em Maceió em dez anos

Iliustração

Ilustração

O último dia do verão em Maceió, nessa quarta-feira (20), foi um dos mais quentes da última década. A constatação ocorreu por meio do monitoramento do tempo e clima na Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que registrou 36.3° C na capital alagoana. A sensação térmica ultrapassou os 40° C.

O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, o meteorologista Vinícius Pinho, relembra que em 4 de janeiro de 2016, também houve registros de 36.3° C de temperatura em Maceió. “Foram os dois dias mais quentes na capital na última década”, complementa.

E quem sentiu na pele o calor cobra algumas explicações sobre os motivos que elevou a temperatura em Maceió. O meteorologista Vinícius Pinho explica, com base na compilação de dados realizada pela Sala de Alerta, que Alagoas ainda está sob a influência de uma massa de ar seco e quente.

“Ao observar as imagens de satélite, percebe-se que não tem nebulosidades próximas do Estado. Ou seja, nestes dias quentes, podemos ver que não tem nuvens no céu, demonstrando um tempo aberto e com sol. Não tem nebulosidade, umidade baixíssima, com isso a incidência de radiação solar é muito intensa, contribuindo assim para o aumento da temperatura no último dia 20 de março de 2019”, detalha o meteorologista.

Vinícius Pinho destacou ainda que a tendência é que, neste início de outono, as temperaturas podem cair gradativamente até chegar o período da quadra chuvosa, prevista para a segunda quinzena de abril. No entanto, nesta quinta-feira (21), por exemplo, os termômetros podem marcar 35° C.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos