Mês da Mulher: Prefeitura leva Feira de Serviços ao Centro

Secom Maceió

Feira de Serviços em alusão ao mês da mulher leva orientações para as maceioenses.

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Maceió realiza, no Calçadão do Comércio, das 8h às 17h, a segunda edição da Feira de Serviços no Mês da Mulher. A ação levará atividades e orientações sobre saúde, assistência social, trânsito, emprego, direito do consumidor e meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece exames para a detecção precoce e prevenção de câncer de pele feita por dermatologistas, teste rápido para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia e orientação alimentar com nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, além da distribuição de folhetos educativos.

A Secretaria de Assistência Social (Semas) fará a distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto do Idoso e de informes sobre a Lei Maria da Penha, direitos e garantias do público LGBT e racismo institucional. A Secretaria também atuará com ações para os eixos de assistência social, justiça, autonomia e empreendedorismo, e realizará encaminhamentos para que as pessoas possam fazer parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, será oferecido atendimento para as mulheres vítimas de violência doméstica, com a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, que fará consultas individuais para explicar como elas podem identificar e denunciar casos de abuso físico ou psicológico.

A equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levará serviços como a confecção gratuita de credenciais de estacionamento para vagas prioritárias e a emissão de cartões Bem Legal Cidadão. As equipes também vão orientar as maceioenses a respeito da Lei da Parada Segura, um direito que assegura que mulheres realizem o desembarque fora do ponto de ônibus a partir das 20h, em locais em que se sintam seguras, desde que a parada indicada esteja dentro do itinerário da linha e ainda vão esclarecer dúvidas sobre a utilização do aplicativo Cittamobi.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) irá realizar o cadastramento de currículos no banco de dados do Mais Emprego e agendamento para emissão de Carteira de Trabalho.

O Procon Maceió participa da feira com orientações sobre direito do consumidor e recebendo denúncias ou queixas em relação a empresas que estão lesando o consumidor. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) disponibilizará mudas para doação, além de trabalho de sensibilização com equipes de educação ambiental sobre coleta seletiva e descarte adequado de resíduos.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos