Dr. Melodia usa a música como “remédio” em visita a unidade especializada em câncer

Santa Casa Rodrigo Ramalho já realiza o projeto Oncomusical, também baseado na musicoterapia

O Dr. Melodia, personagem criado pelo musicoterapeuta, cantor e compositor baiano Alan Cruz, visitará diversas unidades de internação da Santa Casa de Maceió nesta quinta (28/03). Uma delas será a Santa Casa Rodrigo Ramalho, às 15h, localizada na Praia do Sobral, no Prado, vizinha ao Sindicato dos Jornalistas.

A unidade já realiza um projeto chamado Oncomusical, que periodicamente convida artistas para levarem sua música aos pacientes e acompanhantes.

O Dr. Melodia vem à capital alagoana após um périplo por 20 estados do País. O projeto social Remédio Musical utiliza a melodia como terapia em hospitais, creches, casas de idosos e instituições interessadas. Segundo ele, a música resgata memórias afetivas e encanta tanto adultos como crianças. A Santa Casa Rodrigo Ramalho é.

Dr. Melodia

Nascido na cidade de Livramento de Nossa Senhora (BA), Alan Cruz iniciou seu contato com a música aos dez anos, ainda em família, cantando na Banda “Irmãos Sorriso”, conhecida na região do Sudoeste Baiano.

Desde que se mudou para Brasília, em 2005, vive exclusivamente da música, atuando profissionalmente como compositor, violonista, cantor e intérprete, já tendo se apresentado em diversas casas noturnas e teatros da cidade.

Criou em 2008 o projeto Social Remédio Musical (www.remediomusical.com.br) o Dr. Melodia já se apresentou gratuitamente em 19 capitais além de cantar todas semana nos Hospitais do Distrito Federal.

Santa Casa Rodrigo Ramalho, unidade especializada em câncer na Praia do Sobral

Confira reportagem sobre o projeto realizado em São Luís (MA):

O PROJETO

Em 2008, o projeto Remédio Musical nasceu da vontade do musicoterapeuta, cantor, compositor e entusiasta do trabalho voluntário Doutor Melodia Alan Cruz, de reunir amigos, músicos profissionais e amadores interessados em doar seu talento a uma ação beneficente, no intuito de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado. Com a missão de usar a música como Remédio na vida das pessoas, os voluntários cantam e encantam a todos por onde passam.

OBJETIVO

O projeto visa incentivar o envolvimento de crianças e adultos em atividades criativas e expressivas, utilizando a música como terapia, para promover o bem-Estar e a qualidade de vida de pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores em hospitais, creches, casas de idosos e instituições interessadas.

NO BRASIL

Levando música e alegria para o Brasil, atingindo mais de 100 mil pessoas, o projeto já se apresentou gratuitamente em mais de 20 estados distribuído pelas 5 regiões do Pais, são eles: RS, SC, SP, RJ, ES, MG, GO, TO, BA, SE, PB, CE, AL, PE, MA, RN, PI, PA, AM, RR E DF.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos