Músicos e poetas realizam show-protesto em restaurante no centro de Maceió

Evento que acontece na sexta-feira (5) é uma iniciativa do guitarrista Edi Ribeiro e do cantor Sebage; entre os convidados, Arielly Oliveira, Mário Alencar, Fernando Brasileiro, Gal Monteiro e Mesa Pra Dois

Os músicos Edi Ribeiro e Sebage realizam o evento “Apesar de Você – Tributo à Democracia”, que acontecerá na sexta-feira (5), a partir das 20h, no bar e restaurante Zeppelin à rua Desembargador Artur Juca, 40, centro de Maceió. Sebage diz que a ideia do show coletivo é “marcar uma posição de artistas frente ao avanço do fascismo patrocinado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro”.

“Diante das mobilizações que ocorreram nos quarteis do Exército brasileiro durante a semana passada e nesse domingo, 31 de março, aniversário do golpe de 1964, por recomendação do infame Bolsonaro, para fazer, como ele disse, ‘as comemorações devidas’, precisamos estar atentos ao que pode acontecer daqui para frente e lutar em defesa da democracia, bem como dos nossos direitos de cidadão e trabalhador”, explica o artista, que acaba de lançar, pelo selo alagoano Crooked Tree Records, o EP virtual “Lounge Queer”.

Participarão do show, conduzido por Sebage e Edi Ribeiro, outros músicos e poetas. Declamando ou cantando, farão performances de sete a dez minutos. São eles: Arielly Oliveira, Bia Pimentel, Fernando Brasileiro, Gal Monteiro, Lara Melo, Mário Alencar, Mesa Pra Dois, Rogério Dyaz, Thiago Correia Jahalagoas, Wilder Rodrigues, Zeca Bêga, Eduardo Proffa, Jeová Santana e Luciano José. O jornalista João Marcos fará uma abordagem sobre esse período de exceção da nossa história, enquanto o bancário e esportista Thiago Miranda falará de seu avô, o jornalista Jayme Miranda, desaparecido durante o regime militar.

Sebage diz que “num momento” em que aborda em seu trabalho “questões de gêneros”, tanto na música quanto na poesia (ele lançou o livro “Álbum de Família”, pela editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2017), “lutar por liberdades individuais é algo que se reveste de urgência”.

“Há 55 anos, os militares perpetraram um golpe na democracia, destituindo o presidente eleito João Goulart e instituindo a partir de 1º. de abril de 1964 uma ditadura sangrenta, que prendeu, torturou e matou opositores durante 21 anos. Eleitores de Bolsonaro, assim como os quarteis, comemoraram o 31 de março. Isso é ultrajante, quando sabemos do sofrimento vivido por tantas famílias, que perderam filhos e filhas, pais e mães mortos ou desaparecidos durante esse período tenebroso da história do nosso país.”

Citando a clássica canção de protesto de Geraldo Vandré, “Para Não dizer que não falei de Flores” (que fora proibida pela censura do regime militar), Edi Ribeiro diz que “já passou da hora de reafirmarmos nossa voz, pois ‘somos todos iguais, braços dados ou não’”.

“Esse evento é uma reafirmação da nossa democracia diante das posturas autoritárias que presenciamos nesse desgoverno.”

Para o chef Clandio Schettert, proprietário do restaurante Zeppelin – um consagrado ponto de resistência da cultura alagoana –, “vivemos uma situação hoje, não somente de ameaça à democracia”.

“A ameaça sobre a cultura é ainda maior, pois a ditadura torturou e matou pessoas e isso é terrível e muito triste. Mas é uma coisa que passa. Quando cassam a cultura, é mais triste ainda porque não somos nada sem cultura e sem educação. O grande mal da ditadura militar foi a cassação da cultura e hoje ela está novamente ameaçada.”

APESAR DE VOCÊ – TRIBUTO À DEMOCRACIA – Show coletivo conduzido por Edi Ribeiro e Sebage. Sexta-feira (5), às 20h. Couvert: R$ 10.

Restaurante Zeppelin – Rua Desembargador Artur Jucá, 40, Centro. Tel.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos