Sesc recebe a exposição Corpos Híbridos

Sesc Alagoas

Sesc recebe a exposição “Corpos Híbridos”, do artista, professor e pesquisador de arte, Judivan Lopes, na Galeria de Arte – Sesc Centro, de 22 de abril à 31 de maio, das 9h às 17h.

A obras trazem características híbridas, desenvolvidas com tecnologias artesanais e digitais. A identidade retrata manifestações de arte emergente que se utiliza da xilogravura, esculturas e outras técnicas manuais sob a interface de componentes eletrônicos e softwares, que propõe colocar o visitante como parte integrante da obra de arte.

As instalações de arte tecnologia e interatividade, quando por meio de automação de microprocessadores e sensores técnicos, a energia do interator é captada por seus fluxos de proximidade, batimento cardíaco, mobilidade, gestos, sons e padrões faciais, que são amplificados fazendo com que a obra se manifeste.

Segundo o artista, a exposição propõe um relacionamento multissensorial com o fruidor pelo olhar, tatear, ouvir, soprar, produzir sons e gestualizar. Perceber, experimentar, vivenciar. O fruidor desenvolve a interatividade com os dispositivos que fazem interfaces aos efeitos e que podem promover sensações, despertar sentidos e emoções pelas metáforas das obras nesse relacionamento de experiência estética.

Sobre Judivan Lopes:

Desde 1885 vem explorando trabalhos em variados meios: bidimensional ao tridimensional, sempre na busca de sua poética e de estéticas contemporâneas, seja no trabalho de cunho pessoal ou na produção com coletivos artísticos. Professor de Arte no instituto Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca, onde desenvolve pesquisa voltada ao ensino e Aos processos de produção de arte, líder do grupo de pesquisa Lambe-Lambe Digital – as mil faces do mundo, coordenou, até 2017, o Art Vírus – grupo de Arte Intervenção Urbana, coordena, desde 2016, o Geparti – Grupo de Etudos e Pesquisa em Arte Tecnológica e Interativa, com quem atualmente desenvolve arte tecnologia. Doutorado em artes, orientado pela profa. Dra. Rosangela Leote, na linha de pesquisa: Processo e Procedimento Artístico, na Universidade Estadual Paulista “julio de Mesquita Filho – Unesp – Instituto de Artes (Campus São Paulo), mestre em Artes Visuais (2004), graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (2001), pela mesma universidade.

Serviços

Artes Visuais

Local: Galeria de Arte – Sesc Centro

Data: 22 de abril à 31 de maio

Hora: 9h às 17h

Contato: (82) 3201-1350

Fonte: Sesc Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos