Seris apoia evento sobre empoderamento feminino em Alagoas

Ascom Seris

Fortalecer o combate a todas as formas de preconceito e agressão contra a mulher, convencendo-a a ser protagonista de sua própria história. Foi com este objetivo que a Federação de Capoeira do Estado de Alagoas (Feceal) realizou, neste domingo (14), o 1º Encontro de Mulheres Maria Mariá de Capoeira, no bairro Antares, em Maceió. O evento, que reuniu cerca de 150 capoeiristas de Alagoas, Sergipe e Bahia, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O encontro foi aberto com uma mesa redonda sobre a trajetória da mulher na capoeira, seguida de oficinas e rodas da capoeira. Ao término das palestras e debates, um samba de roda, manifestação cultural que deriva da capoeira, fez a alegria dos participantes.

Ana Larissa de Souza foi uma das organizadoras do evento conduzido pelo Núcleo Feminino da Feceal. Segundo ela, o encontro buscou sensibilizar homens e mulheres, capoeiristas ou não, sobre a importância do empoderamento feminino. “O encontro foi pensado e realizado por mulheres, que devem ser sujeitos de sua própria história. Por isso é que nos reunimos, para superarmos as diversas formas de preconceito e violência contra a mulher”, analisou Larissa.

Para Larissa, o machismo ainda precisa ser visto como um grave problema social. “Nesse sentido, a capoeira também faz um alerta sobre esta falta de empoderamento, encorajando-nos dia a dia. Precisamos ter voz ativa, discutindo a posição da mulher e do homem dentro e fora da roda de capoeira”, emendou a capoeirista que, no esporte, é a “Aluna tempestade”.

O evento contou, ainda, com o apoio do Gabinete Civil do Governo do Estado, da Secretaria da Mulher e dos Direiros Humanos (Semudh), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Municipal de Ação Cultural.

Fonte: Ascom Seris

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos