Projeto de lei altera legislação municipal sobre pré-requisito para função de conselheiro tutelar

Pela proposta aprovada, candidatos devem estar cursando ensino superior em qualquer nível

Estar cursando qualquer nível do ensino superior passa a ser a principal exigência para quem deseja exercer a função de conselheiro tutelar na capital alagoana. A mudança na legislação municipal, que é de 2015, acontece após aprovação, nesta terça-feira (23), de Projeto de Lei número 33/2019 deliberado em sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió. Até então, só poderia se candidatar à função quem já possuísse o terceiro grau completo.

A discussão foi aberta na Casa após tentativa do vereador Siderlane Mendonça (PEN) que, por meio de PL, buscava fazer com que os candidatos à função tivessem somente o ensino médio concluído para trabalhar. O PL, de autoria do líder do Governo na Casa, Samyr Malta (PSTC), foi lido na Casa em Regime de Urgência e, com isso, houve uma sessão extraordinária, que garantiu ao projeto a aprovação em segunda discussão. Agora, o texto segue para sanção do Executivo.

A Lei federal 12.626 de 2012 dá a cada município brasileiro a prerrogativa de estabelecer suas regras sobre o assunto. Atualmente, Maceió conta com 50 conselheiros, divididos em grupos de cinco pelas 10 regiões administrativas existentes na capital. Além de estarem cursando nível superior, os candidatos ao cargo precisam ultrapassar outras etapas como apresentar documentos como certidão negativa; possuir pelo menos dois anos de serviços prestados às crianças e adolescentes em institutos que lidam com menores; ser submetido a uma prova escrita e eliminatória e os institutos aos quais os candidatos tenham prestado serviço também precisam ter dois anos de registro no Conselho Municipal Criança e do Adolescente.

Samyr Malta (PTC) comemorou a aprovação do projeto e considera que a mudança não acarretará em prejuízos aos conselheiros e, consequentemente, à sociedade maceioense.

“Havia um PL na Casa que mudava para ensino médio a exigência para se exercer a função de conselheiro tutelar em Maceió. Conseguimos, em entendimento com a bancada do governo na Câmara, alterar e garantir que quem já estiver cursando o terceiro grau, em qualquer nível, pode se candidatar. Cremos que, com isso, conseguimos garantir o melhor para nossas crianças e adolescentes em Maceió, mantendo a qualidade dos conselheiros que lidam com eles no dia a dia”, disse Malta.

Presidindo a sessão, a segunda secretaria, vereadora Silvania Barbosa (PRTB), afirmou que a Casa tomou decisão madura sobre o tema.

“Sabemos a importância que possui um conselheiro tutelar na dura realidade que muitas crianças e adolescentes vivem em nossas cidades. O tema veio à tona, foi proposta mudança para que eles tivessem o ensino médio, e hoje aprovamos PL que prevê a necessidade de se estar cursando nível superior para se candidatar a uma das 50 vagas em nossa capital. É verdade que a legislação que trata o tema precisa sempre de aperfeiçoamento, e achamos um bom termo para a questão“, declarou Silvania Barbosa.

ORDEM DO DIA – Os vereadores por Maceió também deliberaram e aprovaram requerimentos e indicações para melhorias na capital. Entre eles, requerimento de Ib Breda (PR) que pede ao Executivo a instalação de luminárias em LED na Rua João Lins Calheiros; E outro de Beto Farmácia (PROS), com pedido de colocação de cobertura asfáltica no Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom.

Além deles, Siderlane Mendonça conseguiu aprovação para realizar duas audiências públicas que vão discutir a exploração sexual e o trabalho infantil de crianças e adolescentes. A parlamentar Simone Andrade solicitou que o Executivo faça drenagem, saneamento básico e pavimentação das ruas Erondina Alves, São Jorge e Nossa Senhora de Fátima, todas no Santa Lúcia.

Lobão (PR) apresentou indicação pedindo à prefeitura que reestabeleça a iluminação na Praça Guedes de Miranda, na Ponta Grossa. Já Luciano Marinho (Podemos) requer ao Executivo que coloque uma faixa de pedestre em frente à Escola Semente do Sabe, no Village Campestre, assim como revitalize a iluminação, com lâmpadas de LED, na região do Loteamento Pouso da Garça I, no Benedito Bentes.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos