Braskem diz que ‘neotectonismo’ explica problema no bairro do Pinheiro

Braskem

Ricardo Queiroz e Renato Senna analisam dados da USP e UnB

A Braskem, apontada por muitos como uma das responsáveis pelas rachaduras, fissuras e subsidência nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, se antecipou ao laudo da CPRM e divulgou na tarde deste sábado, 4, que uma série de abalos sísmicos, agravada pela falha geológica existente nos bairros que estão em área de calamidade, seriam os responsáveis pelo fenômeno.

A indústria, responsável pela exploração do cloro/soda, usa estudos de especialistas para justificar o argumento, antes mesmo da divulgação do laudo oficial, que deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, pelo Ministério das Minas e Energia. Segue a nota:

O neotectonismo, a ciência que estuda as movimentações geológicas recentes nas placas tectônicas da Terra, explica o problema do bairro do Pinheiro, em Maceió, segundo apontam geólogos que estudam o caso das rachaduras que apareceram na região nos últimos tempos.

Essas movimentações têm desencadeado uma série de abalos sísmicos no Nordeste, incluindo o estado de Alagoas, que derrubam a tese de o Brasil deter um território estável. Somente em 2016, foram registrados 16 tremores em solo alagoano. Em março de 2018, um tremor de 2,5 pontos na Escala Richter agravou o problema de rachaduras em ruas e imóveis no Pinheiro.

“Há uma linha de tremores que começa em Feira de Santana, na Bahia, atravessa o Estado de Sergipe, entra em Alagoas e passa perto de Maceió. Há muitos anos, temos registros de abalos sísmicos com epicentro nos municípios de Pilar, Satuba e Branquinha”, esclarece Renato Senna, geólogo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O tremor registrado em março de 2018, no bairro do Pinheiro, foi filmado e nos assustou. É como se sacudisse a terra – e isso causa danos. Agora imagine 16 tremores, um atrás do outro! Há cerca de dois meses, ocorreram quatro tremores em Sergipe e casas racharam. Isso não é uma peculiaridade de Maceió”, detalha Senna, que trabalhou por 40 anos – de 1965 a 1995 – na Petrobras, onde pesquisou como geólogo inúmeros fenômenos na região Nordeste.

No caso do bairro do Pinheiro, o estudioso se debruça sobre dados produzidos pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UNB). Segundo o geólogo, apesar de conhecidos, os abalos sísmicos são imprevisíveis. “Não temos controle sobre os tremores. Se pudéssemos prever, não ocorreriam os desastres fenomenais que vemos no mundo inteiro”, salienta Senna. O neotectonismo identifica os eventos ocorridos a partir do terciário superior, há mais de 65 milhões até 2,6 milhões de anos atrás.
Os sismos no Nordeste brasileiro chamam a atenção de pesquisadores ligados à geologia estrutural desde o início da década de 1980, quando passaram a ser mais frequentes. Os problemas em áreas urbanas, relacionados aos tremores de terra na região, não são recentes. Em 30 de novembro de 1986, milhares de construções foram danificadas e 10 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas, na cidade de João Câmara, Rio Grande do Norte. Mais recentemente, em 2018 – mesmo ano do tremor que abalou o bairro do Pinheiro –, o município potiguar registrou mais de 50 tremores em uma só madrugada.

Agravante no Pinheiro

Os tremores recentes potencializam as falhas geológicas já existentes na terra. De acordo com os geólogos, o bairro do Pinheiro sente mais os efeitos dos abalos por estar localizado sobre rochas sedimentares e localizado em uma bacia endorreica, ou seja, onde a água acumulada das chuvas não consegue escoar para os rios e chegar ao mar. Neste local, existia uma lagoa que foi aterrada para a construção de prédios, casas e condomínios.

“Essa bacia apresenta diversas falhas. Como a água das chuvas fica acumulada e não tem para onde escoar, penetra e abre ainda mais as fissuras. Cada metro de altura de água acumulada equivale a uma tonelada, por metro quadrado de área, representando um peso substancial, e isso fragiliza o sedimento que é abalado pelos tremores como se fosse uma gelatina sobre um prato que você balança”, pondera o geólogo, especialista em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e mestre em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Queiroz, que colaborou na elaboração do Mapa Geológico de Alagoas, trabalho realizado pelo Serviço Geológico do Brasil em 2016.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos