Imprensa Oficial Graciliano Ramos seleciona ilustradores para a Coleção Coco de Roda 2019

Editora lança edital público para escolher cinco profissionais que terão seus trabalhos publicados nas próximas edições de títulos infantis. Essas obras serão lançadas durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em novembro

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia a abertura do período de inscrições para o edital de credenciamento que visa selecionar os profissionais que farão as ilustrações da Coleção Coco de Roda, de livros infantis. O período de inscrição começa no dia 6 de maio e termina no dia 7 de junho deste ano. Para participar basta ser alagoano ou estar radicado em Alagoas.

O ato de inscrição pode ser realizado presencialmente, na sede da empresa, ou com o envio do material pelos Correios, dentro do prazo estabelecido. É necessário preencher uma ficha de cadastro, além de apresentar currículo, portfólio e alguns documentos exigidos, por isso é muito importante não deixar para se organizar na última hora. Os interessados podem ler o edital completo e baixar a ficha de inscrição no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (www.imprensaoficialal.com.br/cocoderoda2019).

Os vencedores do edital vão ilustrar os cinco novos livros da série, inaugurada em 2011, e que já conta 26 publicações. Os títulos da edição 2019 da Coleção Coco de Roda serão lançados na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com programação prevista de 1 a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá.

Serão selecionados cinco ilustradores (um para cada livro), que receberão um prêmio de R$ 3,5 mil e uma cota de 2% da primeira tiragem do livro que ilustrar. Vale ressaltar que os autores dos textos também serão selecionados por edital cujo o resultado será divulgado no dia 1º de julho.

“Nosso objetivo é gerar oportunidade de trabalho para os profissionais criativos que atuam no estado, abrindo processos seletivos públicos, democráticos e transparentes, que asseguram condições isonômicas aos candidatos”, afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Segundo o executivo, a Coleção Coco de Roda é um dos projetos editoriais mais bem-sucedidos da editora e seus livros vêm sendo amplamente adotados tanto pelas escolas públicas quanto pelas escolas privadas do estado.

Diferenciais

Os editais da Coleção Coco de Roda são realizados a cada dois anos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Seus certames são sempre muito aguardados pelos escritores e ilustradores alagoanos, contando com número crescente de inscrições a cada edição.

O diferencial da coleção é o conjunto de narrativas sempre situadas geograficamente em Alagoas, retratando temas que fazem parte da cultura, da tradição e da história do estado, contribuindo assim para a preservação da nossa memória e para a consolidação da nossa identidade. Sua linguagem tem forte sotaque local, apresentando vocabulário e expressões da nossa gente.

Além de ser capaz de despertar o prazer da leitura, as historinhas da Coleção Coco de Roda permitem diversos tipos de reflexão, possibilitando discussões sobre valores como amor, solidariedade, amizade, capacidade de superação, busca pelo autoconhecimento, respeito à diversidade e inclusão social.

Ao apostar exclusivamente no talento local, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos pretende contribuir para o avanço do mercado editorial do estado, gerando oportunidades para os novos talentos.

“Profissionais alagoanos renomados no Brasil e no exterior já assinaram trabalhos pela coleção Coco de Roda, como Cristiano Suarez, que ilustrou Estrela Raivosa, e Pedro Lucena, que ilustrou Zé Muquém Pegou o Trem. Outros profissionais iniciaram suas carreiras trabalhando com a gente, como Daniel Aubert, autor das ilustrações de Silvana, a Baleia Beluga, mas sempre apostamos em novos nomes, como Ivan Ramos que ilustrou Uma Amizade Além do Tempo e Jean Carlos, autor das ilustrações de O Colar de Pérolas de Cecília”, diz Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, sobre os profissionais escolhidos na edição de 2017.

Fonte: Ascom Imprensa Oficial

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos