Divulgação de laudo mobiliza população da capital

Alagoas 24 horas

Moradores assistem à audiência sobre o bairro do Pinheiro

A divulgação do laudo sobre os estudos realizados há mais de um ano nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que enfrentam rachaduras e afundamento, mobilizou os moradores não só dos três bairros, mas grande parte da população alagoana, que acompanhou a divulgação da síntese do relatório elaborado pelos técnicos do Serviço Geológico do Brasil, por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, entidades ligadas ao Ministério das Minas e Energia.

Além dos moradores cadastrados, que acompanham desde as 9h no auditório da Justiça Federal, na Serraria, a audiência está sendo assistida em vários pontos do bairro, que recebeu telões para a transmissão em tempo real. A expectativa de todos era a mesma: a definição das causas e a resolução do problema. Atualmente, cerca de 60% das unidades habitacionais do bairro foram evacuados.

Entre os expectadores, moradores que já evacuaram a área e outros que insistem em permanecer, uma vez que não estão amparados por nenhum recurso financeiro ou  medida governamental.

Fillipe Lima/Alagoas24horas

Reparação

O laudo deve definir, ainda, as medidas legais que serão adotadas pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado, autores da ação cautelar que pediu o bloqueio de mais de R$ 7 bilhões da Braskem, apontada como uma das causadoras dos problemas nos bairros alagoanos, após mais de 40 anos de exploração.

“Neste momento será definido o futuro deles (moradores) em relação à reparação de tudo o que tem acontecido”, avaliou o defender geral Ricardo Melro. Melro avalia ainda que a divulgação do laudo definirá as responsabilidades e o destino da ação proposta.

A Defensoria antecipou que deverá trabalhar pelos efeitos finais da sentença, com a sua liquidação, e antecipação para que cada morador saiba, efetivamente, a que tem direito a título de reparação.

João Urtiga / Alagoas 24 Horas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos