Exército Brasileiro fiscaliza blindadoras e comércio de veículos blindados

O Exército desencadeia a Operação Escudo, a partir do dia 14 de maio, com o objetivo de intensificar a fiscalização de blindadoras, e o comércio de veículos blindados. Em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte militares do Exército, Detran e Receita Estadual fiscalizam as 40 empresas do seguimento nos quatro estados.

A Operação Escudo visa coibir desvios de veículos blindados para grupos envolvidos com a criminalidade. As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem para a insegurança de grupos ligados a criminalidade.

Avalia-se se o controle realizado através do Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas) está de acordo com o arquivo da empresa e se os compradores dos veículos têm Certificado de Registro (documento que habilita pessoa física ou jurídica para o uso de Produtos Controlados pelo Exército).

Segundo dados do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar na última operação Escudo, realizada em agosto de 2018, foram executadas 9 autuações e a apreensão de nove veículos que não tinham autorização para ser blindados.

Ambiente Interagências

O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados realiza suas operações de fiscalização em ambiente interagências e contará com a participação da Receita Estadual. Dessa forma, é possível atuar com mais eficácia contra os ilícitos encontrados, produzindo resultados mais expressivos e duradouros para a sociedade.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos