Estudante é assassinado a tiros em banheiro de escola da rede municipal

Escola onde ocorreu a morte do adolescente fica em Cidade Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife — Foto: Camila Torres/TV Globo

Um estudante de 16 anos foi assassinado em uma unidade da rede municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Segundo a prefeitura, Emerson Felisberto da Silva levou tiros no banheiro da Escola Modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, no bairro de Cidade Garapu.

O crime ocorreu por volta das 18h30 de segunda-feira (20), no início do terceiro turno escolar. Segundo a Polícia Civil, o adolescente ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo, onde morreu.

A assessoria de imprensa da prefeitura do Cabo informou que o adolescente estudava em uma turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ainda de acordo com a administração municipal, informações preliminares apontam que foram disparados quatro tiros, todos na cabeça da vítima.

O assassinato ocorreu no momento em que os alunos seguiam para as salas de aula. “Eu ouvi um estrondo. Disse a uma amiga que achava que era tiro. Depois, vieram falar sobre a morte do rapaz. Não tinha guarda aqui na frente no momento do crime”, disse uma estudante que preferiu não ser identificada, em entrevista à TV Globo.

Por causa do assassinato, as aulas foram suspensas nesta terça-feira (21). A prefeitura informou que as atividades voltam ao normal na quarta-feira (22), com acolhimento para pais, estudantes, professores e funcionários. Também está previsto o acompanhamento com equipe de psicopedagogas, nos três turnos.

Na manhã desta terça, mães de alunos estiveram na escola em busca de informações. Elas disseram que estavam preocupadas com a insegurança e com possíveis problemas psicológicos entre os alunos.

“Meu filho disse que estava com medo e que não queria mais entrar no banheiro”, afirma Josânia Nascimento, mãe de um aluno. “Minha filha está apavorada e não que ir para a escola”, acrescenta Zelda Cristina, mãe de outra estudante.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela Força-Tarefa de Homicídios Sul. O assassinato será investigado pela 14ª Delegacia de Polícia de Homicídios. (DPH).

Segurança

A gestão municipal disse que será feito um rastreamento em câmeras de segurança no entorno da escola para tentar identificar o criminoso. A prefeitura argumentou que o processo de instalação de equipamentos de vigilância eletrônica nem 27 unidades da rede está em andamento.

O colégio onde ocorreu o crime também será contemplado, segundo o município. “O controle de acesso das escolas é feito por um porteiro. O portão fica aberto para todos. Agora, estamos redobrando as ações para garantir a segurança”, afirmou a secretária de Educação do Cabo, Suely Nunes.

O Cabo tem 95 escolas e cerca de 35 mil estudantes, de acordo com a prefeitura. Sobre o perfil da vítima, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que está reunindo dados com a Secretaria de Educação.

Informações preliminares, segundo a administração municipal, apontam que o adolescente morava com um irmão, em uma localidade nas proximidades da escola, e que poderia ter envolvimento com drogas.

Nota

Por meio de nota, a prefeitura do Cabo lamentou a morte do estudante. Segundo a administração municipal, o crime aconteceu na hora em que os alunos estavam entrando na unidade, um “procedimento controlado por porteiros que atendem os três turnos da instituição”.

A nota informa também que a prefeitura implantou em 2017 um programa para incentivar a Cultura de Paz nas escolas. A unidade também recebe o projeto “Escola Segura” com rondas ostensivas da Guarda Municipal, que “são feitas constantemente”.

Estatísticas

Em abril de 2019, Pernambuco registrou 309 homicídios. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o número é 12,9% menor do que os 355 crimes do mesmo tipo contabilizados no mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e abril de 2019, 1.202 assassinatos ocorreram em 92 dos 184 municípios do estado.

Na Região Metropolitana do Recife, foram registrados 86 assassinatos no mês de abril. Houve redução de 15,6% se considerados os 102 crimes do mesmo tipo registrados em abril de 2018. Na capital pernambucana, houve 37 homicídios em abril de 2019, 19,5% a menos do que os 46 contabilizados em abril do ano passado.

Fonte: G1/PE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos