Prefeitura de Marechal Deodoro autoriza obra de contenção para barreiras do Barro Vermelho

Secom Marechal Deodoro

Durante reunião com os moradores do Barro Vermelho, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, assinou a ordem de serviço para a implantação da Geomanta nas barreiras da comunidade, na noite desta quarta-feira (22). A iniciativa dará mais segurança e tranquilidade aos moradores que sofrem há anos com o risco de desmoronamento da barreira.

Pela primeira vez na história do município, a Prefeitura, por meio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), desenvolveu um plano de intervenção nas áreas das barreiras do Barro Vermelho.

No local, será implantado a Geomanta, que é um tipo de proteção física de solo, mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso, reforçando e protegendo da ação de fortes chuvas e temporais em áreas de risco.

Sendo um pleito do prefeito Cacau em Brasília, a obra está avaliando em cerca de 1,2 milhão de reais de recursos do Governo Federal e tem como previsão ser executada em 9 meses.

A Geomanta já foi executada e funciona nos Estados de Pernambuco e Bahia. Em Marechal Deodoro, o equipamento tem aproximadamente 437 metros, é linear, impermeável e vai trazer mais tranquilidade aos deodorenses.

Há anos os moradores da comunidade do Barro Vermelho, em especial das Ruas Os 18 do Forte de Copacabana, Rua São Pedro e Rua Presidente Dutra sofrem na época de fortes chuvas. Em alguns anos, como nas enchentes de 2017, a barreira chegou a cedeu e destruiu partes de residências.

Durante a reunião, os moradores puderam tirar suas dúvidas, dar suas sugestões e estar por dentro de tudo em relação ao projeto e o novo equipamento.

O prefeito Cacau, reuniu os moradores das proximidades da barreira para dar a notícia do início da obra. No momento, Cacau falou que a iniciativa é inédita e reafirmou seu compromisso com a população deodorense.

“Que nos próximos dias a gente possa iniciar a realização desse grande sonho de vocês, que é poder botar a cabeça no travesseiro e dormir mais tranquilo. Em quarenta anos, quantos prefeito passaram? Muitos! E quais tiveram a coragem de fazer? Então, eu estou vindo aqui dar uma satisfação a vocês. Eu disse que confiassem em minhas palavras. A minha intenção é fazer o melhor para vocês”, afirmou o prefeito.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos