Prefeitura encerra ações do Maio Amarelo com blitz educativa

Secom/Maceió

Maio Amarelo

Buscando conscientizar e alertar os motociclistas sobre a importância de um trânsito mais humano e seguro, as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizaram, na manhã desta sexta-feira (31), uma blitz educativa para encerrar as atividades desenvolvidas pelo órgão no movimento mundial do Maio Amarelo. A ação aconteceu no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

Abordado durante a mobilização, o motociclista Leandro Oliveira aprovou a iniciativa desenvolvida pela SMTT. “O trabalho da SMTT é importante justamente pelo seu objetivo, que é a conscientização para boas práticas no trânsito. Quanto mais conscientes estivermos, automaticamente contribuiremos para a redução do número de acidentes e de óbitos”, afirmou.

Na ocasião, 280 motociclistas foram abordados pelas equipes de Educação para o Trânsito da SMTT. Ainda durante a ação, que contou com os apoios da Uninassau e do Sest/Senat, foram distribuídos panfletos, brindes do Projeto Vida no Trânsito e copos personalizados. Os participantes também foram instruídos sobre a importância de usar a vestimenta apropriada para conduzir as motos, a forma correta de afivelar o capacete e a postura adequada que os motociclistas devem ter para pilotar e evitar danos na coluna.

Alberto Pedro é motociclista e considera a ação muito importante. “É uma campanha essencial. Ontem mesmo presenciei um acidente causado por imprudência de um motociclista. Sabemos que há desatenção dos condutores de carro, mas às vezes o piloto da moto está muito apressado ou é irresponsável mesmo. Por isso, ações educativas como esta ajudam a conscientizar”, pontuou.

O titular da pasta de Transportes e Trânsito, Antônio Moura, destaca que o Maio Amarelo teve um saldo muito positivo. “Somente com esta consciência de se importar com o outro e respeitar as leis de trânsito é que vamos conseguir reduzir o número de acidentes nas vias. Avaliamos o mês como bastante positivo, nossa equipe de educação esteve atuando em diversos eixos, sempre com o objetivo de chamar a atenção de nossos condutores para um trânsito mais humanizado”, enfatizou.

Outras ações 

Todo ano, para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em decorrência de acidentes, a SMTT desenvolve ações para o Maio Amarelo. Durante todo esse mês, a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência visitou escolas, universidades e empresas da capital levando ações educativas e blitze, além de outras atividades lúdicas para estudantes, trabalhadores, pedestres e condutores em geral. Nas ações, além de serem alertados sobre a importância da boa conduta, os participantes também foram convocados a serem multiplicadores de informação e de boas práticas.

“As estatísticas mostram que anualmente uma quantidade gigantesca de vidas são perdidas e muitas delas ocorrem por imprudência ou falta de atenção. Neste sentido, a campanha é de extrema importância, já que leva informação e convida todos para uma reflexão”, disse o titular da SMTT, Antônio Moura.

No início da campanha em Maceió, realizada na Avenida Leste-Oeste, no Farol, os motoristas foram alertados sobre os riscos de se comprar produtos de crianças nos semáforos da capital e os perigos de acidentes e atropelamentos que os menores correm ao realizar essa atividade ilegal.

Também neste mês, uma das atividades desenvolvidas pelo órgão para o Maio Amarelo contou com a participação de pessoas que convivem com algum tipo de sequela causada por acidentes de trânsito. Na oportunidade, os participantes falaram sobre as consequências irreversíveis que a falta de respeito às normas de trânsito pode causar.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos