Pentecostes: Centenas de católicos se reúnem em solenidade unificada no Trapiche

Encontro acontece desde a manhã e deve ter missa de encerramento conduzida pelo arcebispo Dom Antonio Muniz

Cortesia ao Alagoas24Horas

Pentencostes 2019

Centenas de fiéis católicos compareceram neste domingo, 09, ao ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, para celebrar a Solenidade de Pentecostes. Este ano, a Arquidiocese de Maceió preparou uma festa unificada com todas as paróquias.

A festividade, que tem como tema “Com o Espírito Santo comprometido com a missão”, contou com programação durante todo o dia, desde às 8h e deve encerrar as atividades às 17h30 com a Santa Missa conduzia pelo arcebispo Dom Antonio Muniz. A recomendação foi de que todas as atividades paroquiais, exceto as paróquias que celebram seus padroeiros, só acontecessem até 12h.

A edição contou com pregações, louvor, adoração Eucarística, confissões, além da apresentação do musical “Descerá sobre Ti” da Renovação Carismática Católica e a Renovação das Promessas Ministeriais.  No dia da festa de Pentecostes é encerrado o Ciclo da Páscoa e a Igreja fará o rito de apagar os Círios Pascais, que foram acesos nas paróquias desde a Vigília Pascal e assim permaneceram por 50 dias.

Cortesia ao Alagoas24Horas

A organização informou que pelo menos 70 caravanas das paróquias do interior e da capital participaram desta edição, chegando próximo a 8 mil fiéis apenas pela manhã no local.

Para a  servidora pública, Wylma Moraes, da paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Santa Amélia, a festa, da forma como acontece, cumpre uma vontade de Deus, a da união de seus filhos, fazendo sua vontade. “Participar da festa de Pentecostes é importante porque o próprio Jesus Cristo disse em sua oração apostólica no evangelho segundo São João, capítulo 17, 11: ‘Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um’. O que significa que quando estamos unidos enquanto cristãos estamos fazendo a vontade de Deus e unidos a Ele, somos verdadeiramente cristãos porque estamos fazendo a vontade de Jesus, cabeça da Igreja”, disse.

Pentecostes

Pentecostes é uma celebração anual que acontece 50 dias após o domingo de Páscoa e sete dias depois da ascensão de Jesus ao céu e que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria, mãe de Jesus Cristo. A solenidade acontece em todas as igrejas Católicas do mundo e encerra o período Pascal celebrado pelos católicos.

A Arquidiocese de Maceió transmite ao vivo as atividades da celebração em seu site.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos