Seleção de bandas e fanfarras de escolas estaduais está aberta até o dia 15

Seduc também divulgou as inscrições para o concurso de produções literárias que vai escolher os pelotões estudantis

Valdir Góis

Podem participar do processo seletivo, bandas e fanfarras de todas as escolas da Rede Estadual

Estão abertas as inscrições para a seleção de Bandas e Fanfarras da Rede Estadual de Ensino e Concurso de Produções Literárias para composição dos pelotões para Desfile Cívico Estudantil da Emancipação de Alagoas. As escolas interessadas em se inscrever no processo seletivo de Bandas e Fanfarras devem preencher o formulário online da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponível no endereço https://forms.gle/kcuhbD6d8xxY6wmB7.  As inscrições começaram na segunda-feira (10) e vão até o dia 15 de junho (sábado). O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (7).

Este ano, o Desfile Cívico Estudantil em alusão aos 202 anos de Emancipação Política de Alagoas traz como tema “A integração da escola com o território para a construção de cidades educadoras”, assim como 13 subtemas que serão apresentados pelas Gerências Regionais de Educação (Geres). Serão avaliados pela coordenação o repertório, vestimenta, harmonia entre integrantes e evolução da banda no corredor do desfile. Tal avaliação será realizada pelas Geres, responsáveis pela formação de uma comissão que selecionará as bandas.

Podem participar do processo seletivo, bandas e fanfarras de todas as escolas da Rede Estadual. As instituições de ensino das redes municipais e privadas que desejam participar do certame devem encaminhar ofício à Seduc com 30 dias de antecedência para análise e aprovação da coordenação.

A criação do cronograma de avaliação é de responsabilidade das Geres. A análise das bandas acontece em dois crivos: técnico, com a observação da performance, e pedagógico, com informações coletadas na escola – proficiência da média da Escola, assiduidade dos estudantes participantes, inclusão do Projeto da Banda Fanfarra ao Projeto Político Pedagógico da Escola e o levantamento do quantitativo dos Componentes da Banda Fanfarra.

Concurso de Produções Literárias

Com o intuito de incentivar a prática literária entre os estudantes, a Seduc realiza, ainda, o Concurso de Produções Literárias, tendo a crônica como o gênero textual. O certame se destina a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio e os selecionados integrarão o pelotão estudantil de sua Gere no Desfile Cívico. As produções devem obedecer à temática do Desfile Cívico. O envio das produções para as Geres acontece no dia 14 de junho (sexta-feira).

Fonte: Ascom / Seduc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos