Estudantes do Ensino Médio de Alagoas já podem se inscrever no Paespe

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 18 de agosto

Ascom/SEE

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 18 de agosto

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas (Paespe) do Estado está com as inscrições abertas, até o dia 18 de agosto. A seleção é feita por meio de uma prova de Matemática, com conteúdo do Ensino Fundamental, e que ocorrerá no dia 28 de setembro, junto com a aplicação de um questionário socioeconômico.

As inscrições são feitas por meio site da Copeve. Os interessados ao Paespe devem estar regulamente matriculados na 2ª série do Ensino Médio no ano de 2019 na rede pública de ensino (Estadual), ter entre 15 e 20 anos de idade (completos), ter disponibilidade para participar das atividades aos sábados (das 8h às 12h), ter disponibilidade para participar das atividades complementares que ocorrem durante a semana, no horário oposto ao da escola (manhã ou tarde) e ainda para assistir as aulas noturnas (das 19h às 21h), de segunda a sexta. Já para o Paespe Júnior o candidato deve estar cursando a 1ª série do Ensino Médio no ano de 2019, e ter disponibilidade de participar dos encontros nos horários indicados acima.

Sobre o Programa

As atividades realizadas buscam aproximar os alunos à realidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), motivando-os para o ingresso no Ensino Superior. O Programa é composto pelos Projetos Paespe, Paespe Júnior e o Curso de Informática para Jovens e Adultos. O Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem. Já o Paespe Júnior tem as disciplinas básicas de Português e Matemática. Além das aulas, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como: palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O Curso de Informática Básica é ofertado a todos os alunos e a comunidade externa (priorizando os pais/responsáveis dos alunos dos Projetos), tendo como principal objetivo a inclusão digital.

As aulas acontecem no Centro de Tecnologia – CTEC /Ufal, e são ministradas por docentes da Universidade das diversas áreas de conhecimento, e pelos discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Psicologia) e alunos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas.

Dúvidas sobre inscrições

Caso algum estudante tenha dificuldade em realizar a inscrição, pode comparecer à coordenação do Programa (localizada no Centro de Tecnologia – Ctec/Ufal), levando consigo RG e CPF, ou pode entrar em contato através do telefone 3214-1866. Os alunos que ainda não possuem o cadastro no site da Copeve devem ficar atentos, porque são etapas distintas. Quem já tem cadastro pode realizar a inscrição. No site do Programa (http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/extensao/paespe), há um passo a passo sobre as inscrições.

Fonte: Ascom/Seduc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos