Vídeo: Polícia prende presidente de ONG que simulou assalto para aplicar golpe

Instagram/Pata Voluntária

Foi presa na tarde desta sexta-feira, 5, a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Pata Voluntária, que atuava supostamente no acolhimento de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, em Maceió. A prisão se deu depois da descoberta de um golpe, por parte do delegado titular de Marechal Deodoro, Leonan Pinheiro. Além da presidente, outra pessoa foi detida para prestar esclarecimentos.

 

O golpe teve início nessa quinta-feira, 4, quando a responsável pela ONG anunciou nas redes sociais da entidade que teria sofrido um assalto. Além de dinheiro do abrigo, os criminosos teriam roubado pertences da presidente, como aparelho celular e relógio e alguns objetos do abrigo. O caso repercutiu em todo o Brasil, entre as organizações locais e sensibilizou muitos voluntários, inclusive o delegado Leonan Pinheiro que se dispôs a ajudar nas investigações. O falso assalto foi, inclusive, registrado em Boletim de Ocorrência.

“Invadiram o nosso abrigo novo e roubaram tudo. Até o material de construção levaram. Nos agrediram, assediaram, roubaram meu celular também que eu tava na mão pra tirar fotos do local e postar aqui pra vocês. Estamos em pânico, com medo, sem forças pra nada, mas infelizmente não temos a opção de parar pra nos recuperar, temos que lutar pelos animais que resgatamos, pois eles não têm mais ninguém no mundo a não ser nós aqui e vocês. Os animais estão sem nada e não temos de onde tirar, o que tem na sede principal só da para os animais doentes, estamos desesperadas. Por misericórdia imploramos que ajudem” (sic).

“Nós decidimos investigar, mas me debruçando sobre a causa descobri que não havia crime algum. Tratava-se na verdade de uma fraude para que a partir do sentimento de pessoas boas, elas recebessem as doações que já passam do montante de trezentos mil Reais”, disse Pinheiro.

O delegado conta que esteve na sede da ONG, no bairro de Jaraguá, na manhã de hoje e descobriu que o local é um prédio abandonado, sem estrutura para funcionamento de qualquer organização.

Reprodução

Suposta sede do Pata Voluntária em Jaraguá

 

As prisões foram efetuadas com ajuda dos delegados da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), para onde as duas pessoas foram levadas para prestar esclarecimentos e onde serão autuadas por estelionato.

O delegado informou ainda que irá solicitar o bloqueio das contas a fim de tentar diminuir os prejuízos das vítimas. “Quero destacar para as vítimas que também estamos em diligências pedindo a quebra do sigilo bancário e o bloqueio destas contas para tentar de alguma forma dirimir o prejuízo que estas vítimas tiveram”,  disse o delegado.

Vale ressaltar que há dois anos a presidente da ONG cometeu crime semelhante. E no mês passado, a  ONG criou uma conta no site vakinha.com.br para arrecadar R$ 70 mil para o pagamento de supostas dívidas do suposto abrigo, conforme informou a polícia.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Thiago Prado (@delegadothiagoprado) em

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos