“Caminho sem volta”, avalia superintendente da PF sobre armamento de guardas municipais

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Polícia Federal, no bairro do Jaraguá, marcou a entrega do porte de arma de fogo para 30 agentes da Guarda Municipal de Maceió. Os agentes passaram por uma capacitação realizada em parceria com a PF para estarem aptos a manusear as armas, além da responsabilidade e da forma de abordar, como destacou o superintendente Regional da Polícia Federal em Alagoas, Rolando Alexandre de Souza.

Apesar de apenas 30 agentes serem contemplados com o armamento nesse primeiro momento, a tendência é que esse número seja ampliado. O superintendente, que participou do evento, classifica a solenidade como um momento histórico para a categoria. Segundo ele, a concessão da posse para agentes da GM é um “caminho sem volta”.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

A reportagem do Alagoas 24 Horas também conversou com o prefeito Rui Palmeira. O chefe do executivo municipal destacou a luta da categoria para ter o porte legalizado. “É de suma importância para a cidade e para a guarda. Até por uma questão de segurança, eles poderão fazer um patrulhamento mais efetivo em locais que, sem arma, era muito difícil acessar”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ênio Bolivar, explica que, com o porte, a função Guarda Municipal, que era constituída pela realização da segurança de logradouros públicos, passa a integrar também a segurança pública, atuando também na parte ostensiva e realizando patrulhamentos.

Maceió é a primeira cidade alagoana a armar agentes da Guarda Municipal, no entanto, a iniciativa já havia sido tomada em várias capitais brasileiras. São Paulo, a maior capital do Brasil, tem também o maior número de agentes da Guarda Municipal portando armas de fogo e atuando na segurança pública.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos