Prefeito entrega novo Ecoponto no Santa Lúcia

Espaço deve receber toneladas de resíduos volumosos. Foto: Ascom Sudes

O prefeito Rui Palmeira entrega, na próxima segunda-feira (15), às 09 horas, o Ecoponto Santa Lúcia. O equipamento foi viabilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), por meio de uma parceria com a Fortex Engenharia, que estruturou o espaço para o descarte adequado de resíduos recicláveis e volumosos, a exemplo de metralha da construção civil, restos de poda de árvore e móveis ou eletrodomésticos sem utilidade.

Este é o segundo Ecoponto entregue pela Prefeitura neste ano, somando quatro em funcionamento na cidade: na Pajuçara, Dique Estrada, Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que o equipamento é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico. “O nosso objetivo é incentivar que a população busque espaços corretos para descartar seus resíduos e evite poluir as ruas, prejudicando a cidade como um todo. Diariamente realizamos a coleta de 700 toneladas de resíduos. Deste volume, mais de 700 toneladas são provenientes do descarte irregular em pontos de lixo crônico. Então, com os ecopontos, conseguiremos reduzir a quantidade de resíduos em vias públicas. Temos quatro ecopontos e estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade”, ressalta o superintendente.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17, o Ecoponto Tabuleiro fica situado na Avenida Osvaldo Ramos 2, no conjunto Jardim Petrópolis, por trás da Tupan Construções. Lá, a população e carroceiros que fazem transportes na região poderão realizar o descarte de pequenos volumes (até 01 metro cúbico) de resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

Assim como nos Ecopontos do Dique Estrada, da Pajuçara e do Tabuleiro, o novo equipamento também contará com o cadastro de carroceiros da região para incentivá-los a levar os resíduos e, como recompensa de acordo com as viagens realizadas por mês, receber cestas básicas.

 

Fonte: Sudes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos