Rui Palmeira lança Projeto Educonex@o para escolas

Assinatura do projeto Educonex@o. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Nesta sexta-feira (19), o prefeito Rui Palmeira lançou, em parceria com Instituto NET Claro Embratel e apoio do Instituto Crescer, o Programa Educonex@o. O convênio permitirá, em regiões cabeadas pela operadora NET, a oferta de TV a cabo e internet para 52 escolas de Ensino Fundamental do Município, beneficiando mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A parceria foi formalizada no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no bairro Farol.

Na oportunidade, Rui Palmeira lembrou que a situação da educação era precária em 2013, data que marca o início da gestão, e que foi preciso buscar ajuda e reestruturar a parte física das escolas.

“O Município foi atrás de parceiros, como o Instituto Ayrton Senna, Instituto Volkswagen e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Essa parceria de hoje é um novo instrumento para os professores, além de um atrativo para os alunos da Rede Municipal. A internet tem uma capacidade de pesquisa ilimitada. Todo mundo ganha com isso”, destacou.

O Instituto NET Claro Embratel  se comprometeu com a capacitação de 200 profissionais da Educação durante a fase de implantação do projeto, visando o melhor uso uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula.

A secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos, falou do impacto da parceria para a melhoria do ensino na capital. “Isso tem uma grande relevância para a aprendizagem, pois o processo tecnológico está em nosso dia a dia. Estamos trazendo a sociedade para a educação, afinal esse é o papel do poder público. Essa parceria também vai ajudar na formação dos nossos professores, já que proporciona melhor acesso à internet . Além disso, vai possibilitar que nossos alunos viajem pelo mundo. Hoje a comunicação é tudo”, frisou.

A iniciativa também vai estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pela comunidade educadora, a partir da utilização do sistema (Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras – 50 indicadores de avaliação (APEI-50).

Jesus Leal, diretora da Escola Municipal Higino Belo, localizada no Farol, acredita que a tecnologia pode ser uma aliada na ampliação do Índice de Educação Básica. “Vai melhorar ainda mais o nosso ensino. Esse negócio de quadro de giz acabou, temos que buscar inovação. Nossa unidade já trabalha com Datashow e pesquisa na internet. Graças a Deus o nosso Ideb foi  5,5 em 2018, sendo um dos melhores, mas nossa meta este ano é chegar aos 6. Tenho certeza que esses números irão melhorar com o apoio do prefeito e da nossa secretária”, agradeceu.

Flávio Rodrigues, diretor do instituto Net claro Embratel, detalhou o processo de seleção para implementar o projeto nas cidades brasileiras.“É feito um mapeamento dos municípios onde a gente trabalha e que tenha a necessidade da doação do serviço de TV a cabo e internet. Em seguida, a gente entra em contato com a Prefeitura e informa o nosso desejo de fazer a capacitação de parte dos professores da rede para o uso da tecnologia dentro da sala de aula. Para além disso, a gente entrega a TV e a internet para uso pedagógico nas escolas”, explicou.

O gerente de operações da Claro Maceió, Fabrício Araújo, falou sobre detalhes técnicos .  “Em relação à capacidade de banda, utilizaremos a velocidade de 120 mega para a internet. No entanto, é preciso realizar o levantamento da rede cabeamento para levar esses serviços às unidades de ensino. A previsão é que nos próximos três meses a gente esteja com tudo concluído”, comentou.

Para a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan, o Educonex@o é uma oportunidade para os profissionais da educação terem acesso a novas estratégias de trabalho. “O programa visa estimular a inovação na prática pedagógica, bem como preparar os alunos para o século XXI. O programa vai envolver os coordenadores e os professores. Esses profissionais terão a oportunidade de levar práticas de aprendizado que façam sentido para os estudantes”, enfatizou.

Além do prefeito Rui Palmeira, dos profissionais da Semed, dos representantes da parceria, o evento contou com a presença da coordenadora-geral do projeto Semed/PNUD, Rita Ippolito.

 

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos