Mancha escura aparece em trecho da Praia da Avenida

Cortesia

Uma mancha escura surgiu, nesta terça-feira, 23, no mar da Praia da Avenida. Moradores da região fizeram imagens do local e se mostraram preocupados com a situação.

De acordo com o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, a população não precisa se preocupar pois o fenômeno aparece todos os anos em um trecho das praias urbanas e acontece devido a proliferação de microalgas.

“Durante todo o inverno, temos uma proliferação de microalgas, chamadas de diatomáceas, que tem uma colocaram meio marrom. Isto ocorre em decorrência da concentração de muito nitrogênio, muito fosfato que desce em função das chuvas pelo complexo lagunar e galerias pluviais. Como este material vem rico em nitrogênio, fosfato, entre outros, e tem uma quantidade de alimento muito grande , estas algas começam a se proliferar muito rapidamente, sem controle. Com isto, elas formam estas manchas amarronzadas como se fosse mousse de chocolate próximo a arrebentação. Isto ocorre todos os anos desde o antigo Detran até o começo da Praia do Sobral”, explicou Ricardo César à TV Pajuçara.

Ainda segundo Ricardo César, já foram realizadas coletas de amostras no local para identificar a possibilidade de alguma substância tóxica nas algas. “Nós já fizemos coleta deste material, poque existem algas que têm substâncias tóxicas no seu núcleo, mas até o momento não achamos este tipo de alga. Elas não apresentam toxidade. Elas se proliferam se misturando com esta quantidade de nutrientes e  ela morre rápido quando os nutrientes diminuem”, informou.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos