Meteorologia prevê final de semana com chuvas em Alagoas

A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prevê um final de semana de chuvas em Alagoas. De acordo com aviso meteorológico, divulgado nesta sexta-feira (26), haverá chuvas de intensidade moderada, com pancadas intensas em pontos isolados do Litoral, com previsão para se estender até amanhã (27). Já nas outras regiões, existe a previsão de chuvas fracas, intercaladas com períodos de tempo seco.

Já no domingo, a previsão é de chuva para todo o estado. Ainda de acordo com a Semarh, em Maceió, a temperatura deve variar entre os 25º graus de temperatura mínima e os 28º de máxima. Já no Sertão, a temperatura vai variar entre 22º e 30º graus.

A secretaria adverte que as chuvas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas e também não impactarão nos níveis das lagoas. Mas os alagamentos em áreas vulneráveis não estão descartados.

A previsão pode ser acessada em tempo real, por meio do site www.semarh.al.gov.br, ou pelo aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android e iOS.

Monitoramento dos rios

Em relação a situação dos rios e barragens em Alagoas, a Semarh informa que são bem monitoradas pela  27 estações hidrometerologicas, instaladas em campo e no leito dos principais rios do estado: Rio Mundaú, Paraíba, Jacuípe, Camaragibe, Ipanema e Coruripe.

Ao menos uma estação de monitoramento está instalada em cada uma das bacias hidrográficas com historio de inundação. “Esses equipamentos nos dão informação de chuva e de nível do rio, sempre em temo real. E todas as informações estão disponíveis ao público no site da Semarh. Os rios possuem cotas de alerta e inundação já definidas, que também estão disponíveis no site. Quando os níveis dos rios atingem a cota de alerta, nós avisamos a defesa civil para ela retirar a população dessas áreas de risco”, completou Pinho.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos