Educação e Pnud realizam II Semana de Gestão Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), realiza de 29 de julho a 02 de agosto, no Hotel Jatiúca, a II Semana da Gestão Escolar: A gestão nas suas múltiplas dimensões.

O evento que tem como objetivo capacitar gestores de escola para o exercício de função de direção, compartilhar boas práticas existentes na Rede e refletir sobre o documento do pacto de gestão, vai contar com a presença de diretores, vice, coordenadores e secretário escolar.

Segundo a secretária de Educação Ana Dayse, o momento é oportuno, visto que a Rede Municipal de Educação elegeu democraticamente no último dia 18, mais 80 novos diretores escolares. O evento coincide com o fim do mandato em vigor dos gestores escolares e início de uma nova gestão. “Quem são os gestores de uma escola? São profissionais professores que, na verdade, ao longo do seu tempo de trabalho se revelam como lideranças. Eles são escolhidos, são eleitos, se tornam gestores escolares fazendo a gestão publica de uma escola pública”, destacou.

“Estamos fazendo a Semana de Gestão possibilitando não só os gestores que ainda continuam dentro do período do seu mandato, como também a garantia da participação dos diretores eleitos. Os novos diretores estarão iniciando seu mandato se capacitando para serem gestores escolares públicos”, acrescentou Ana Dayse.

Durante cinco dias os gestores escolares participarão de painéis de conteúdo, com participação de especialistas e painéis de boas práticas com a presença das escolas que apresentarão experiências que deram certo.

A coordenadora-geral do projeto Semed/ Pnud, Rita Ippolito explica que o encontro será uma semana de muitas reflexões, debate e formação, a fim de compartilhar o legado da gestão escolar destes últimos anos. “Estamos analisando os projetos, ações e experiências importantes. Elas servirão de referências e inspirações para nossos gestores e para toda equipe escolar”, afirmou ela ressaltando que será uma semana especial para a gestão escolar da Rede Municipal de Educação.

A coordenadora informa ainda que durante Semana de Gestão será apresentando um documento de referência que organiza três dimensões importantes da gestão escolar. “A dimensão pedagógica, a administrativa, a racional e inclusiva”, frisou Rita.

 

Fonte: Janaina Farias/ Ascom Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos