FPI apreende 38 cutias mantidas em cativeiro nos fundos de hotel em Arapiraca

FPI/Jonathan Lins

A equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia  Hidrográfica do Rio São Francisco apreendeu – na manhã desta quinta-feira, 08, pelo menos 38 cutias que eram mantidas nas dependências de um hotel, localizado na AL-220, bairro Planalto, cidade de Arapiraca, agreste alagoano.

Segundo informações de Epitácio Correia, coordenador da equipe Fauna, as cutias estavam juntas em um local nos fundos no hotel. Elas demonstravam estresse e a força-tarefa resolveu devolvê-las hoje mesmo ao habitat natural.

Por questões de segurança, o local da soltura não foi divulgado. A equipe disse apenas que trata-se de habitat de ocorrência de Mata Atlântica.

Ainda conforme dados do FPI, um dos animais estava morto e em adiantado estado de putrefação. De acordo com avaliação de especialistas, a previsão é de que a morte tenha ocorrido entre três a cinco dias.

Com a constatação dos fatos, o estabelecimento foi autuado por manter animais silvestres em cativeiro ilegal e sem a licença ambiental.  Um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO)  foi feito na Delegacia Regional de Arapiraca.

Até agora, durante a realização da 10° etapa da FPI do São Francisco, foram apreendidos e resgatados aproximadamente 360 animais. Desses, 120 já foram devolvidos ao habitat natural.

Antes da devolução à natureza, cada bicho é submetido a uma avaliação individual. E, caso necessário, é realizado um tratamento específico para reabilitação, que inclui avaliação física e comportamental, além de cuidados clínicos veterinários.

Jonathan Lins

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos