Parque do Horto realiza edição especial do Vetkids no sábado

Projeto Vetkids acontece em edição especial neste sábado (17), a partir das 09h, no Parque do Horto

O Parque do Horto, situado na Avenida Fernandes Lima, realiza no próximo sábado (17) uma edição especial do “Vetkids: Veterinários por um dia”, a partir das 09 horas. O projeto é uma iniciativa de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que administra o Horto em conjunto com o Ibama, e é aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia. A realização é gratuita, no entanto os participantes podem colaborar com a doação de um quilo de ração animal para gato ou cachorro – o material arrecadado será entregue a uma instituição de cuidados animais abandonados.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que o projeto é pautado por uma metodologia didática e busca estimular as crianças em relação ao respeito, à compreensão e ao cuidado com a fauna da Mata Atlântica, além da preservação do meio ambiente.

“De forma lúdica e prática, o Vetkids ajuda a estimular o conhecimento dos menores sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-os a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao Meio Ambiente de forma geral. Precisamos colocar em debate e educar as nossas crianças também no sentido ambiental, por isso a importância de projetos como este”, ressalta o superintendente.

Para participar não há restrição de idade, no entanto os menores devem estar acompanhado pelos pais ou responsáveis. No projeto os participantes vão vivenciar atividades que se assemelham à rotina da médica veterinária, além de conhecer mais da Unidade de Conservação e, consequentemente, sobre a Mata Atlântica. Durante a realização, será realizada trilha, piquenique e, ao final, uma demonstração da equipe Aleto com animais de rapina.

“As crianças poderão ver como é cuidar de um animal silvestre, o que fazer ao encontrar um animal silvestre nas trilhas do Parque, entender como evitar os riscos causados pela comunidade ao Parque, saber diferenciar os tipos de répteis. Além disso, os participantes entenderão quais animais transmitem doenças aos seres humanos e como evitar que alguns animais transmitam doenças”, explica a médica veterinária Maria Luiza, coordenadora do Vetkids.

 

Fonte: Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos