Alagoano expõe novas peças na Semana de Design de São Paulo

Trabalhos foram criados em parceria com artesãos do interior do Estado e são inspirados na cultura e costumes do povo de Alagoas.

A memória afetiva de Alagoas ganha destaque nas criações do designer Otávio Camerino, nome distinto que se destaca no mercado do design de mobiliário e produtos. O alagoano, que ano passado teve destaque na exposição Novos Talentos Brasileiros, no Rio de Janeiro, lança suas mais novas criações no Boom SP Design, durante a Semana de Design de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês na capital paulista.

Os novos lançamentos são a Poltrona Prosa o Banco Barro. Esta primeira, produzida em parceria com artesãs da tecelagem do Povoado Salgado, da zona rural de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão alagoano, revive as famosas “espreguiçadeiras” e a tradição de levar as cadeiras para as calçadas nos fins de tarde para a famosa prosa com os vizinhos, costuma que ainda resiste no interior.

Já o Banco Barro também é uma cocriação, desta vez com o artesão João Carlos, filho do Mestre João das Alagoas, de Capela, que moldou o barro que deu vida à obra do designer, dando continuidade à proposta de contraponto entre o aço, próprio dos materiais industriais, e o barro batido, característico do artesanato alagoano.

O trabalho de Otávio Camerino resgata as características do que é produzido artesanalmente na sua terra, em harmonia com materiais industriais, como o aço. Sua inspiração remonta à cultura alagoana e garante originalidade e pessoalidade na composição de suas peças. No ano passado, o design alagoano conquistou o 2º lugar no prêmio Esther Stiller 2018 na categoria universitário. Além disso, teve seu trabalho exposto nacionalmente também como um dos criadores do Coletivo Borogodó, tendo suas criações expostas na Feira Paralela no Pavilhão Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Sobre o Boom SP Design

O Boom SP Design é fórum internacional de Arquitetura, Design e Arte que busca promover a cultura do design e suas conexões com a arquitetura e a arte. Idealizado por Beto Cocenza desde 2008, já faz parte do calendário nacional e traz ao Brasil o que há de mais significativo no segmento. O objetivo é discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design em sua melhor forma.

Divulgação
Fonte: Thiago Tarelli

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos