Mito ou fato: Beber água com limão faz bem à saúde?

Beber água com limão se tornou uma tendência bastante popular nos últimos tempos, sobretudo entre aqueles que desejam emagrecer e desintoxicar o organismo, mas será que é realmente benéfica? De acordo com a nutricionista Andrea Marim, em declarações à revista Women’s Health, a mistura auxilia a digestão, melhora a absorção de sais minerais e ajuda a desintoxicar o corpo. E os benefícios não param por aí.

A água morna facilita a ingestão

O limão é um fruto rico em vitamina C, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Mas por ser muito ácido, se torna mais difícil conseguir todos os seus benefícios. “Não dá para morder a fruta como uma maçã, por exemplo”, diz Andrea. “Por isso a diluição em água é importante, já que deixa a ingestão da fruta mais agradável.”

Ajuda a emagrecer

Água com limão pode ajudar na perda de peso devido à quantidade de fibras. “Limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo, ajudando a combater ataques de fome”, explica Andrea. Segundo a nutricionista, na mistura também encontramos flavonoides e hesperidina, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade.

Mantém a pele saudável e jovem

A vitamina C e outros antioxidantes presentes no limão combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. “A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esse dano, minimizando as rugas e prevenindo a acne”, diz Andrea. Além disso, alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele e das cartilagens.

Auxilia na digestão

“Começar o dia um copo de água com limão irá proporcionar uma melhor digestão, eliminando assim os restos metabólicos que foram produzidos durante o sono”, explica a nutricionista. Isso porque a fruta possui limoneno, uma película branca presente no interior da casca e que aumenta a capacidade do organismo de eliminar toxinas, inclusive aquelas que podem atrapalhar o bom funcionamento intestinal.

Fortalece a função imunológica

A vitamina C presente no limão também ajuda a prevenir gripes e resfriados, já que facilita a absorção de ferro, importantíssimo para o ótimo funcionamento do sistema imunológico.

Alcaliniza o corpo

“Pelo fato do limão ser um alimento alcalino para o corpo, equilibra os níveis do pH sanguíneo, ou seja, facilita a libertação de toxinas pelas células”, afirma Andrea. “Como algumas doenças se desenvolvem quando o pH do sangue está ácido, o consumo dessa mistura previne doenças e inflamações e ainda auxilia no emagrecimento.”

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações