Currículos online estão sendo selecionados por robôs

Softwares ajudam recrutadores nas fases iniciais dos processos seletivos

Educa Mais Brasil

Currículos online estão sendo selecionados por robôs

Para quem busca por uma vaga de emprego, o primeiro passo é saber construir um bom currículo, principalmente um CV online otimizado. Isso porque os profissionais de recursos humanos estão se reinventando ao selecionar profissionais com a utilização da tecnologia. Hoje a leitura e análise de um currículo online pode ser feita por um robô. Diversas opções de softwares ajudam recrutadores nas fases iniciais dos processos seletivos a encontrar os melhores candidatos de forma mais rápida e eficiente.

A otimização de um currículo online já acontece no Linkedin. O profissional deve utilizar palavras-chave, de acordo com as especificidades da profissão ou cargo, para ser encontrado mais facilmente pelas empresas. Além disso, os recrutadores também recebem auxílio da inteligência artificial que escaneia o currículo online. Um exemplo é a Robot Vera, uma tecnologia de software para recrutar e contratar seres humanos utilizada por uma startup russa, a Stafory.

Esse suporte tecnológico facilita bastante o trabalho de seleção de grande volume de candidatos. Seu currículo está adaptado para esse novo tipo de seleção? Confira algumas dicas:

– Saber escolher as palavras no CV

A análise é feita com base no texto escrito. Por isso é importante dominar palavras corretas, principalmente aquelas que são buscadas para o cargo desejado colocadas estrategicamente dentro dos campos de experiência profissional (prestando bastante atenção à nomenclatura de cargos), habilidades, idiomas e formação acadêmica. A inteligência artificial determina se o seu currículo é válido ou não com base em informações específicas, palavras-chave, se está de acordo com a descrição da vaga e o que o recrutador seleciona como critério.

– Construir um currículo simples e direto           

Faça um CV com as qualificações adequadas conforme as necessidades daquela vaga com informações específicas e não generalista. Também use um template simples. Um currículo com imagens, fontes diferenciadas e outros elementos pode prejudicar a leitura dos softwares.

– Currículo pronto para ser lido tanto por um robô quanto por um humano

Otimizar com palavras-chave é importante para que seu currículo seja lido e tenha chances de ser selecionado por máquinas. Mas também precisa estar agradável para leitura de humanos com uma escrita coesa e concisa. As informações devem estar organizadas e de fácil compreensão.

– Estar qualificado e atualizado quanto a área de atuação

Ter a qualificação necessária e estar atualizado sobre a área de atuação são pontos principais para construir um bom CV. Para isso, fique atento a oportunidades de cursar uma graduação ou pós-graduação com bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil concede descontos de até 70%. A inscrição é gratuita e o programa oferece vagas para modalidade presencial e EAD.

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações