Estoque crítico: Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió precisa de doadores

Assessoria

Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió (vizinho ao complexo hospitalar)

O baixo número de doações de sangue deixou, mais uma vez, o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió em um ponto crítico. Devida a alta demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos, a preocupação é que seu atendimento seja comprometido. A unidade fica localizada na Rua Barão de Maceió, 354, no Centro.

“Neste momento, precisamos de doadores com urgência. Mas as doações precisam ser constantes, pois as necessidades dos pacientes podem exigir um grande volume de sangue. Há pacientes que chegam a precisar de mais dez bolsas, o que compromete o estoque, principalmente de Rh negativo”, disse a assistente social Luiza Inácio dos Santos.

Para homens, o intervalo mínimo para doação é de dois meses. Mulheres só podem doar a cada três meses. Para não comprometer o atendimento aos pacientes que precisam de hemocomponentes (sangue e plaquetas), o Banco de Sangue alerta à população de que a doação de sangue deve ser feita antes de tomar a vacina contra o sarampo, uma vez que o tempo de inaptidão é de 30 dias, conforme o RDC nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Critérios básicos para doação:

  1. Estar alimentado e em boas condições de saúde;
  2. Ter idade entre 18 e 60 anos;
  3. Portar documento oficial com foto: Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional;
  4. Pesar a partir de 55 kg;
  5. Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
  6. Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.

 

As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 07 às 16 horas. Para mais informações, ligue para os telefones: 2123-6098 ou 2123-6240.

Fonte: Assessoria/Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos