Sine Maceió realiza mais de 3.500 atendimentos por mês

Secom Maceió

Para promover ações que favoreçam a entrada ou a reinserção de maceioenses no mercado de trabalho, o Sine Maceió atua na mediação de vagas de empregos e na qualificação do trabalhador. Nos últimos sete anos, foram mais de 13 mil ocupações mediadas pelo programa. Somente em 2019, até agosto, 1.452 vagas foram preenchidas e 15.320 atendimentos foram registrados pelo sistema, resultado de convênio entre a Prefeitura de Maceió e a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

Diante da crise em um momento em que o País soma 12,766 milhões de desempregados, segundo o IBGE, na capital alagoana o Sine Maceió tem desenvolvido estratégias de intermediações para o acesso ao emprego, sendo ponte entre as empresas e o trabalhador.

O prefeito Rui Palmeia assegura que o Município busca parcerias para gerar oportunidades. “Seguimos trabalhando para captação de parceiros com o objetivo de disponibilizar mais oportunidades de empregos e capacitações para o cidadão maceioense. Toda semana tem divulgação de vagas e a mediação do Sine é importante, porque ele identifica o perfil do trabalhador que cadastrou o currículo e encaminha para a captação da vaga. Além disso, tem qualificação, orientação e outros serviços que certamente quem é atendido fica satisfeito”, pontuou o gestor.

Intermediação de mão de obra, orientação, seguro-desemprego, capacitação, pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho são serviços que o maceioense pode contar com o Sine Maceió. Entre 2013 e 2018, foram mais de 230 mil atendimentos, 44.427 só em 2018, uma média de 3.700 por mês. No primeiro semestre de 2019, o Sine Maceió registrou mais de 15 mil acessos aos serviços.

Todo trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). “Temos um sucesso muito grande, tanto que o Sine de Maceió está entre os três melhores do País. No Brasil, que tem 13 milhões de desempregados, mediar emprego é fazer parte da felicidade daquele que vai ter sucesso com a nova oportunidade”, destacou o secretário da pasta, Flávio Saraiva.

Um exemplo de quem conseguiu o emprego por meio do Sine Maceió é Thauana Ferreira, de 20 anos. Ela cadastrou o currículo e, após dois meses, foi chamada para trabalhar como atendente numa browneria. “O Sine Maceió é um divisor de águas. Tem gente que não acredita porque pode demorar, mas recomendo, pois tem que esperar e aparecer a vaga certa. Estou satisfeita porque correspondeu minhas expectativas”, contou a jovem.

O Sine Maceió atende no 2º piso do Shopping Popular, na Rua do Livramento, no centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Na parte alta os serviços também são disponibilizados. Recentemente, o prefeito Rui Palmeira inaugurou o posto de atendimento na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na unidade Antares, na galeria ao lado do Pátio Shopping, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos