“Descolonize ‘Desbinarize’” é a nova atração no Museu Palácio

Mostra é uma iniciativa do artista visual e designer de moda Lírio Negro, junto a usuários do Ambulatório de Saúde Mental Doutor Alberto Magalhães (PISAM).

Divulgação

Descolonize ‘Desbinarize’

Dando continuidade aos projetos selecionados no Edital de Exposições Temporárias 2019, a mostra “Descolonize ‘Desbinarize’” ocupa, até 30 de outubro, o hall do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). O projeto é uma iniciativa do artista visual e designer de moda Lírio Negro, junto a usuários do Ambulatório de Saúde Mental Doutor Alberto Magalhães (PISAM).

“Trata-se de uma iniciativa que possibilita dialogar acerca de conceitos errôneos sobre o adoecimento e o isolamento social dos usuários dos serviços de saúde mental. Contribuindo com a redução de danos à saúde mental, construindo espaços de diálogos sobre prevenção e combate ao suicídio com pessoas de vários segmentos sociais, a fim de desconstruir preconceitos impostos culturalmente sobre normatividade, dentre eles: corpo, gênero e raça”, explica Lírio, também curador da mostra.

Alguns recortes da mostra são frutos da Oficina Mediação Cultural Pedagógica: Diálogos Sobre Artes Visuais, Saúde Mental e Educação Ambiental. Uma das atividades extracurriculares deste projeto e o resultado desenvolvido durante as oficinas rendeu uma obra produzida em construção coletiva em seis encontros que aconteceram em agosto deste ano em uma das salas de aula do Hospital Escola Portugal Ramalho e permanecerá no espaço museológico durante o período da exposição.

Serviço

Divulgação

Descolonize ‘Desbinarize’

Exposição Descolonize “Desbinarize”

Local: Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto (Mupa) – Praça dos Martírios, Centro, Maceió – AL

Período: em cartaz até 30 de outubro

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Mais informações pelo telefone (82) 3315-7874

Fonte: Ascom / Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos