Laboratório de Habilidades é inaugurado na Santa Casa de Maceió

Santa Casa de Maceió

Laboratório de Habilidades é inaugurado na Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, por meio da Divisão de Ensino e Pesquisa, inaugurou no dia 6 de setembro, o Laboratório de Habilidades do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, localizado no Centro. O espaço é destinado à realização de simulações realísticas de capacitação de técnicas e aprimoramento das habilidades dos colaboradores assistenciais da instituição.

De acordo com o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo, a inciativa trará grandes benefícios para a sociedade. “Dentro dessas reformas, o que está preconizado, referendada pela atual mudança no estatuto, é que a Santa Casa poderá crescer na área de ensino e o laboratório vem referendar exatamente isso, é o treinamento para todos aqueles que vão ingressar na instituição e que possam ter suas habilidades comprovadas e isso enriquecendo a assistência que vem sendo prestada pela Santa Casa de Maceió”, disse o gestor.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Maria Alayde Mendonça Romero Rivera, destacou a importância do equipamento. “Acreditamos que é uma conquista para toda a Assistência porque é a possibilidade de fazermos os treinamentos de práticas assistenciais num ambiente controlado que não tem um paciente de verdade, mas a simulação de um paciente, em quem podemos fazer simulações de atendimentos sem que isso cause nenhum risco. Vamos melhorar a assistência quando esse profissional retornar para o contato com paciente real”, destacou.

Daniela Broad, coordenadora da Enfermagem, reforçou a necessidade da implantação do espaço para os colaboradores da Assistência. “A sala é a realização de um sonho. O Laboratório de Habilidades vai contribuir bastante para a melhoria na qualidade do atendimento com os treinamentos que serão realizados”, disse.

Santa Casa de Maceió

A sala reproduz um leito hospitalar com os aparatos necessários para o atendimento de um paciente. Com a utilização de um boneco, várias técnicas voltadas para a Enfermagem serão treinadas, como banho no leito, curativos, cuidados com traqueostomia, ostomia e perna amputada. As normas para o manuseio do equipamento estão sendo construídas pela Divisão de Ensino e Pesquisa.

“A solicitação era muito antiga e só agora conseguimos atendê-la. O espaço não é muito grande, mas tivemos dificuldade de encontrar o local para a instalação da sala, pois aqui na Santa Casa de Maceió, cada metro quadrado é disputado. Sabemos a dificuldade de estarmos no Centro da cidade, num quarteirão que é todo nosso, mas que não é possível avançar verticalmente. O laboratório será muito bem aproveitado”, disse o superintendente de Engenharia e Infraestrutura, Carlos André de Mendonça Melo.

Fonte: Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos