Grupo Carmin realiza oficina gratuita de teatro em Maceió

Oficina tem como tema: “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real.”

Divulgação

Oficina Carmin Maceió

Com patrocínio do Ministério da Cidadania e da BR Distribuidora o Grupo Carmin, vencedor do Prêmio Cesgranrio e APTR, traz para Maceió, nos dias 25 e 26 de setembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, a oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real”. Na oficina, o aluno conhecerá elementos do teatro documental, vivenciados em exercícios que partem do registro escrito, da memória e do registro em vídeo. Tendo como método a observação de pessoas, locais e situações, o material colhido é transposto para dramaturgia cênica e audiovisual.

Durante seus 12 anos de existência, o grupo Carmin tem trabalhado duas vertentes essenciais do teatro contemporâneo: a preparação do ator-pesquisador e a criação de dramaturgia original. Ao longo desse tempo, o Carmin consolidou uma série de práticas resultantes dos processos de montagem das peças “Pobres de Marré”,  “Jacy”, “Por Que Paris?” e “A Invenção do Nordeste”. Essas práticas têm como matriz as técnicas de Rasaboxes, mímese corpórea, escrita automática e escrita de observação.

A oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real” propõe o compartilhamento dessas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais nas ruas. O trabalho é feito de forma ética e respeitosa, não exatamente “usando” as histórias de vida das pessoas observadas, mas elegendo fatos fundadores para o início da ficção.

Os participantes terão uma vivência de todo o processo de criação do Grupo Carmin e experimentar construção de dramaturgia e cena a partir dos elementos explorados.

Esta ação acontecerá de forma gratuita graças ao programa de formação contemplado no projeto JACY viabilizado através do patrocínio do Programa BR Distribuidora de Cultura: que trata-se de uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cidadania. No último edital, foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

 

Oficina gratuita “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real.” 

Dias 25 e 26 de setembro, das 18h às 22h
Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió
Público-alvo: público em geral
Classificação etária: 16
Carga horária: 8 horas
Ministrante: Mateus Cardoso
Informações e inscrições: producaocarmin@gmail.com

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos