Setores apontam caminhos para o desenvolvimento do turismo em Maceió

Audiência pública aconteceu no Plenário Silvânio Barbosa da Câmara Municipal em Jaraguá

Dicom / CMM-AL

Audiência Pública

O Turismo em Maceió foi o tema da audiência pública que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário Silvânio Barbosa, por iniciativa da vereadora Ana Hora (PSD).

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), deputado estadual Davi Maia (DEM), vereador Chico Filho (Progressistas), vereadora Silvania Barbosa (PRTB), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Olívia Tenório, estiveram presentes. Representantes da Secretária Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Fecomércio, SEBRAE e OAB/AL também participaram da audiência.

De acordo com o deputado federal Marx Beltrão, o turismo em Alagoas tem sido um grande vetor na economia, mas é preciso que os gestores tomem a iniciativa de prepararem projetos para que as obras de infraestrutura sejam executadas e finalizadas, objetivando o crescimento do turismo na capital alagoana.

“Nos últimos anos, o PIB nacional do turismo cresceu mais de 3% e eu tenho muito orgulho do que conquistamos com nosso trabalho. A Infraestrutura é uma das coisas que precisamos abraçar e, enquanto ministro e deputado, trabalhei e sigo trabalhando em diversas obras, como a obra de duplicação de Maceió para Arapiraca. Não faltam recursos do governo federal para a realização dessas obras, mas é preciso que os gestores tenham responsabilidade na criação dos projetos e licitações para que tudo isso seja executado”, disse.

A representante da ABIH, Adriana Vasconcelos, listou algumas das deficiências do setor do turismo em Maceió, como infraestrutura, malha aérea, regulamentação dos ambulantes e padronização das caixas d’água. Ela ainda falou da necessidade do Poder Público enxergar o turismo com seu devido potencial e investir mais nesse setor.

Segundo Olívia Tenório, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, são várias as categorias que compõem o setor de turismo da capital alagoana.

“É importante entender que o turismo envolve muito mais categorias do que a gente imagina, além das praias, trabalhamos na capacitação dos profissionais para vender a nossa cidade como um ótimo destino e a média anual de ocupação da nossa cidade chega a 85%. A gastronomia, a segurança pública e saneamento básico, por exemplo, compõe esse setor. Nós trabalhamos a cada dia para que a nossa cidade cresça e esteja capacidade para receber quem vem de fora”, declarou.

O vereador Chico Filho disse que Maceió tem muito potencial, mas é preciso saber receber os turistas e entender que essas pessoas trazem recursos para a cidade. A vereadora Silvana Barbosa também disse que a Câmara Municipal de Maceió está trabalhando cada vez mais para impulsionar esse setor tão importante para a capital.

No encerramento da audiência pública, a vereadora Ana Hora disse que turisticamente a orla de Maceió deveria ser mais explorada.

“Precisamos que os recursos sejam investidos da melhor forma porque não é só de belezas naturais que uma cidade vive. A nossa capital tem como vertente principal a orla e o seu ordenamento é uma medida de urgência. Precisamos dar qualidade ao turismo e dar sustentabilidade ao patrimônio público”, finalizou.

Fonte: Dicom/CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos