Detran: Servidores fazem paralisação geral de 24h na Capital e no Interior

Detran Alagoas

Os servidores do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) decidiram nesta quinta-feira, 10, em assembleia geral, realizar paralisação de todas as suas atividades, na Capital e no Interior, nesta sexta-feira (11). O motivo é a não realização de concurso público para a categoria.

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal) defendem que a realização do concurso público é esperada há 18 anos e que nesse período a frota de automóveis do estado aumentou em 600 mil veículos, mas o número de servidores continua o mesmo.

Ainda segundo o Sinsdal, hoje a carência de servidores chega a cerca de 160, entre os que se afastaram das atividades devido a problemas de saúde ou aposentadoria, o que acaba sobrecarregando os outros trabalhadores.

De acordo com o Sindicato, várias reuniões com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) foram realizadas, porém nenhuma delas resultou em um acordo positivo para ambas as partes.

Além da paralisação de amanhã, uma nova assembleia já está marcada para o próximo dia 24, onde será definida a realização, ou não, de greve por tempo indeterminado.

Em contato com a assessoria do Detran, a reportagem do Alagoas24Horas foi informada que o órgão deve se manifestar posteriormente através de Nota Oficial, mas que esforços estão sendo feitos de forma a não prejudicar mais o público que depende dos serviços oferecidos, inclusive através de agendamento prévio.

A categoria também lamenta a necessidade de se fazer a paralisação e a possível greve. “Nós não queríamos fazer paralisação, muito menos greve, pois sabemos que nossa atitude prejudica a população, mas infelizmente estamos sendo ‘obrigados’ a parar os serviços”.

Em 2018 a categoria chegou a manter um movimento grevista por 42 dias. Na ocasião reivindicavam pela realização do concurso público e revisão de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Nota do Detran:

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa à população alagoana que foi comunicado, através de representantes do Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal), acerca de uma paralisação a ser realizada durante esta sexta-feira (11).

A direção da autarquia explica que a decisão em paralisar o serviço público é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores. O órgão executivo de trânsito não tem qualquer vínculo com a decisão, e ressalta que trabalhará para não prejudicar os usuários que poderão ser afetados pela paralisação.

Caso os serviços agendados para esta sexta-feira (11) não possam ser prestados, o Detran de Alagoas comunica que os cidadãos não irão precisar arcar com nova taxa para concluir o serviço desejado. Além disso, o atendimento será realizado posteriormente, em caráter de urgência, numa nova data que será divulgada.

A direção do departamento ainda reforça que as negociações e tratativas técnicas sobre as demandas do sindicato vêm sendo discutidas com o Gabinete Civil e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e seguirão normalmente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos