Ministro do Meio Ambiente sobrevoa Litoral de Alagoas e analisa impacto de manchas de óleo

Reprodução

Ministro Ricardo Salles em visita a Alagoas

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve nesta quarta-feira (16) em Alagoas para analisar o impacto que as manchas de óleo que têm aparecido em todo o Litoral nordestino vem causando nas praias do estado.

Junto com o ministro, representantes do governo de Alagoas como o vice-governador Luciano Barbosa, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes, sobrevoaram o Litoral Norte, realizando parada em Japaratinga, uma das cidades mais atingidas pelo desastre natural.

O intuito principal da visita é buscar soluções para o problema que vem aumentando desde o início de Setembro. “Nosso grupo de acompanhamento e avaliação vem de forma contínua se esforçando para realizar o monitoramento, recolhimento e destinação do óleo de forma adequada a evitar uma catástrofe ambiental. Nossa principal preocupação agora é determinar a responsabilidade sobre o material”, disse o ministro, afirmando que sua origem seria venezuelana, como já havia feito em outra ocasião.

Reprodução / Instagram Ricardo Salles

Ricardo Salles em visita a Alagoas

Pela manhã, Salles esteve coordenando ações de identificação, recolhimento e destinação do óleo na Bahia com o IBAMA, ANP, Marinha e Defesa Civil. No Twitter, ele afirmou que irá visitar outras localidades afetadas pelas manchas.

Na segunda-feira (14) o petróleo também invadiu praias da famosa Rota Ecológica de Alagoas, que compreende os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. As manchas também atingiram as praias da cidade da Barra de Santo Antônio. Estima-se que mais de 90 toneladas já tenham sido retiradas das areias e do litoral de Alagoas.

Sobre o impacto que o problema tem sobre o turismo de Alagoas, o representante federal disse que ainda não é possível dimensionar e classificou a situação como “delicada”, mas garantiu que a União vem atuando com o máximo empenho.

No Nordeste as manchas de petróleo cru que já atingiram mais de 160 localidades. Em Alagoas, os municípios atingidos foram: Feliz Deserto, Maceió, Piaçabuçu, Coruripe, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Japaratinga e Barra de São Miguel.

Na próxima segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa de Alagoas deve promover, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Proteção aos Animais, uma audiência pública para debater as manchas de óleo que estão atingindo as praias no estado.

Reprodução / Instagram Ricardo Salles

Ricardo Salles em visita a Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos