Reeducandos irão participar de mutirão de limpeza nas praias alagoanas atingidas por óleo

Seris

Reeducandos serão enviados as praias atingidas pelas manchas de óleo no litoral alagoano para colaborar com a trabalho de limpeza. A informação foi repassada, nesta quinta-feira, 17, pelo Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), que foi criado para garantir o monitoramento e limpeza das praias alagoanas.

De acordo com informações do GTA, a primeira cidade a receber o reforço será Japaratinga,  onde foi montado um posto de comando na Praça Padre Cícero para definir estratégias de ação imediata. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) enviará ao município 50 reeducandos para colaborar com o trabalho de retirada do óleo na praia. No momento estão a postos 50 pessoas organizadas pelo órgão municipal de Meio Ambiente para início da ação. Além dos detentos, o grupo será reforçado ainda por 60 militares da Marinha e 40 pessoas da Semarh.

Nesta manhã, os técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente) e da Marinha sobrevoam o Litoral Sul. Já o Litoral Norte ficou a cargo do Ibama. A intenção é continuar o monitorado em toda costa alagoana. Os trabalhos contam ainda com o uso de drones, da Marinha e da Semarh.

Hoje, os trabalhos seguiram também em Barra de São Miguel, Jequiá da Praia e Coruripe. Na Barra de São Miguel, cerca de 20 colaboradores do IMA se juntam com trabalhadores organizados pela prefeitura e comerciantes locais para dar continuidade ao mutirão de limpeza no local. Em Jequiá da Praia, o trabalho de limpeza continuou na praia de Lagoa Azeda, único ponto atingido pelo óleo no município. Já em Coruripe, a Petrobrás contratou uma empresa para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia); esta por sua vez contratou moradores da região para executar a atividade.

Ainda conforme dados do GTA, estão sendo esperados 100 fuzileiros navais para reforçar o trabalho, além de um navio e mergulhadores da Marinha que ajudarão na avaliação da situação geral na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

O Grupo é constituído por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos