Câmara aprova Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio

Índices alarmantes motivaram vereadora Silvania Barbosa a apresentar o PL

Dicom / CMM

Silvania Barbosa (PRTB)

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, na tarde desta quinta-feira (17), a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio. A matéria é de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB). Além de capacitar profissionais para identificar indivíduos que apresentam perfil suicida, a ideia é ampliar a conscientização sobre o tema e garantir acompanhamento médico ao pacientes.

A proposta do Projeto de Lei é que o programa seja desenvolvido pela Secretaria de Saúde da capital e tenha como espaços prioritários de execução, as instituições públicas de ensino, inclusive de nível médio e superior. Para tanto, a Secretaria poderá firmar parceria com escolas do município, estaduais e até universidades.

A promoção de palestras e fixação de cartazes durante a semana de prevenção ao suicídio, no mês de setembro, em centros educacionais e unidades de saúde, também são previstas pelo PL.

“O projeto é amplo e pode ter o engajamento de empresas ou instituições privadas de ensino se houver interesse desses setores. A ideia é criar canais de atendimento, direcionar atividades para o público alvo, além de monitorar os casos por meio de profissionais da área. É preciso lembrar que o suicídio está atrelado a outras questões, como o alcoolismo. O acompanhamento clínico e medicamentoso reduz substancialmente os casos, por isso é tão importante esse engajamento mútuo”, destacou a parlamentar.

Fonte: Dicom / CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos