Maceió Rosa leva Feira de Serviços ao Benedito Bentes

Dentro da programação do Maceió Rosa, a Feira de serviços esteve presente no Benedito Bentes
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Fiz o teste rápido, peguei solicitações de exames e achei o atendimento maravilhoso, porque facilitou a nossa vida”. Foi com essa impressão que a dona de casa Taciana Torres ficou da 2ª Feira de Serviços do Maceió Rosa, realizada nesta quinta-feira (17) pela Prefeitura de Maceió na Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes. Assim como Taciana, centenas de moradores tiveram acesso a diversos serviços perto de casa. “Todas devem se cuidar”, lembrou a moradora ao comentar que o evento incentiva a prevenção ao câncer de mama.

A campanha mobilizou secretarias e outros órgãos do município para oferecer os atendimentos. Desta vez a programação aconteceu na parte alta da cidade, no maior complexo habitacional de Maceió, com serviços de educação, saúde, assistência, sustentabilidade, direitos do consumidor, além de ações de parceiros. O principal foco é a mensagem de orientação sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

A moradora Evaldiene Alves aproveitou a facilidade para ser atendida em diversos estandes. “Eu cheguei com a finalidade de cadastrar no Bolsa Família, mas aqui eu consegui o atendimento da saúde mental e tive acesso aos testes rápidos. O interessante é que a gente chega e é atendido logo, sem precisar marcar e isso tudo perto de casa”, disse a dona de casa. Ela também acha importante a presença da Prefeitura na comunidade: “É uma forma de ver o que a comunidade está precisando”.

O evento reuniu usuários de todas as idades. Enquanto Evaldiene era atendida, o filho Carlos Eduardo da Silva, de 10 anos, estava com o rosto pintado e foi beneficiado com alguns serviços, além de se divertir no espaço infantil. “Eu desenhei, fiz pintura e brinquei. Foi muito legal. Depois vou ao dentista com minha mãe e, em seguida, voltar às brincadeiras”, comentou o pequeno durante a manhã.

É com esse propósito, de promover a saúde da mulher e envolver a comunidade, que a Feira de Serviços do Maceió Rosa atrai grande público, como destaca Tatiana Palmeira, primeira-dama e coordenadora da campanha. “A cada evento da campanha, cresce o número de participantes. Queremos alcançar cada vez mais mulheres. Lembrando que os postos de saúde estão dentro da programação da campanha, facilitando ainda mais o acesso desse público aos serviços de saúde”, pontuou.

A primeira-dama mediou um bate-papo no local com a advogada e presidente da Associação Para Mulheres (AME). Saúde da mulher, direito, empoderamento e empreendimento foram algumas palavras-chaves da conversa.

Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais, ressaltou que a gestão municipal busca facilitar a vida dos maceioenses ao levar as feiras de serviços para a comunidade. “A Campanha Maceió Rosa foca na prevenção do câncer de mama, trazendo toda essa questão de saúde, encaminhamentos de mamografia e citologias. Há também ciclo de palestras, bate-papo e atrações culturais. Por lado, aproveitamos para agregar todos os demais serviços que o Município disponibiliza como bem-estar e lazer, cidadania e direito”, detalhou Marina.

Se é para falar sobre o cuidado com a saúde, a Maria José da Conceição, de 65 anos, é um exemplo de quem busca a prevenção. Ela mora no Conjunto Sorriso I e é usuária do Cras Selma Bandeira e está sempre atenta. “Achei muito bom isso acontecer aqui. Medi a pressão, fiz o teste de glicemia e peguei o encaminhamento para a mamografia. Eu me preocupo com essa questão do câncer de mama. Por isso fiz o exame há um ano, mas já irei fazer outro na próxima semana”, disse.

Durante o evento também teve entrega de mudas, educação fiscal e de trânsito para crianças, oficina de turbante, dança, a presença do ônibus Estação Saber e atendimento do Procon Maceió.  As instituições parcerias Casa Rosa e Grupo Mama Renascer estavam presentes com a venda das camisas da campanha Maceió Rosa. Além dos órgãos municipais, o Sesc Alagoas, Faculdade Estácio, Hapvida, AME, Oralplan, Sesi e Unit também ofereceram serviços à comunidade. A animação do evento ficou por conta de Paty Maionese.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos