Filme sobre Nise da Silveira tem pré-estreia segunda em Maceió

DivulgaçãoDra. Nise Silveira, psiquiatra

Dra. Nise Silveira, psiquiatra

O Centro Cultural Arte Pajuçara apresenta segunda-feira (24), às 19h, o documentário Olhar de Nise. Dirigido pelo cineasta alagoano Jorge Oliveira, o filme aborda a trajetória da também alagoana Nise da Silveira, que marcou de modo especial a psiquiatria no Brasil, ao estimular o potencial artístico de pacientes do Hospital D.Pedro II, no Rio de Janeiro, aplicando a expressão artística como terapia no tratamento de transtornos mentais. O lançamento conta com apoio da Prefeitura de Maceió.

Ambientado no Rio de Janeiro, em Maceió e na Alemanha, principais cenários da história de Nise da Silveira, o filme reconstrói a vida da médica por meio de depoimentos, inclusive declarações inéditas da própria personagem, e de pacientes tratados por ela.

Em depoimento de 1994, Nise conta sua história desde que saiu de Maceió, a passagem pela cadeia, durante a Era Vargas, até a criação do Museu de Imagens do Inconsciente, no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro (RJ), onde ela trabalhou até bem pouco tempo antes de morrer.

Parte do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, referência do trabalho inovador de Nise da Silveira, pontua a narrativa, colorindo o cenário. Nas cenas ficcionais, a atriz Mariana Terra interpreta Nise da Silveira na fase adulta, no Rio de Janeiro, onde ela viveu desde muito jovem, após se formar em Medicina, na Bahia, e onde morreu, em 1999, aos 92 anos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos