Em um GP comovente, Hamilton é o primeiro a vencer em Sochi

Com o primeiro lugar na Rússia, Lewis soma sua nona vitória na temporada. Na segunda posição, cruzou Nico Rosberg. Quem ocupou o terceiro lugar no pódio foi Bottas. Massa terminou apenas na 11ª posição.

F1 TeamHamilton vence pela nona vez na temporada

Hamilton vence pela nona vez na temporada

A 16ª etapa da temporada abriu com a estreia da Rússia no circo da Fórmula 1. E como algo novo, Sochi poderia ter sido cercada somente por momentos alegres. No entanto, o clima de pesar, de comoção, tomou conta do início da corrida. As homenagens a Jules Bianchi vieram de todas as partes. Das equipes, dos pilotos que formaram um circulo de oração antes da volta de apresentação e da sua equipe – Marussia – que levou todos os seus funcionários a linha de largada e exibir a placa ”Racing for Jules”.

Com todas as homenagens devidamente prestadas, Hamilton cravou seu nome no GP russo. O inglês se tornou o primeiro piloto a vencer no traçado de Sochi. Largando na ponta, Lewis conseguiu sustentar a pole apenas por alguns segundos, até ser ultrapassado por seu companheiro de equipe, que antes, travou seus compostos.

Como Nico teria passado reto, o time da Mercedes obrigou o piloto a devolver a posição ao líder do campeonato. Na sequência, Rosberg foi obrigado a entrar nos boxes e efetuar sua primeira troca de pneus.

Depois desse susto, nada conseguiu frear a soberania de Hamilton, que correu com folga até receber a quadriculada em primeiro lugar. Rosberg que tinha voltado nas últimas posições, fez uma corrida daquelas. Escalou todo o pelotão da frente e terminou a corrida no segundo posto. Com mais essa dobradinha, a esquadra da Mercedes conquistou o Mundial de Construtores com quatro provas de antecedência.

Em terceiro lugar apareceu o Valtteri Bottas. O outro piloto da Williams – Felipe Massa – concluiu a etapa russa em 11º.

A corrida:
Chegamos ao GP da Rússia com uma bela homenagem dos pilotos ao jovem Jules Bianchi. Que sofreu um grave acidente na etapa anterior, no Japão. Antes de tudo começar, foi formado pelos pilotos um grande círculo de oração no grid, passando, assim, força para o francês e seus familiares. A Marussia reuniu seus funcionários na linha de largada e exibiu a placa “Racing for Jules”.

Com as homenagens feitas, os carros seguiram para a volta de apresentação. A expectativa girava em torno da disputa particular entre os dois carros da primeira fila. Com o favoritismo da pole confirmada, Lewis Hamilton, líder do campeonato, teria que segurar o ímpeto do seu companheiro de equipe – Nico Rosberg – que estava logo atrás.

Que largada impressionante! Com a luz verde acionada, Hamilton até que permaneceu na frente por alguns segundos. Na sequência, Nico Rosberg conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe antes de completar a segunda curva, mas passou reto e foi informado pela equipe que teria que devolver a posição para o Inglês. Além disso, Nico teve os pneus comprometidos durante a largada e foi obrigado a entrar nos boxes.

Massa também entrou cedo para trocar seus compostos. A estratégia da Williams era que o piloto brasileiro permanecesse na pista até o final da prova.

Com cinco voltas completadas, os dez primeiros eram: Hamilton, Bottas, Button, Alonso, Magnussen, Vettel, Ricciardo, Vergne, Raikkonen e Kvyat.

Com a volta mais rápida até então (1min44s080), Hamilton já seguia abrindo 2s de vantagem para o segundo colocado. Isso na volta de número 7.

A superioridade de Hamilton era clara no traçado russo. O piloto inglês seguia voando baixo em Sochi. A distância entre ele e Valtterri Bottas, segundo colocado era de 3s3.

O primeiro piloto a deixar o GP da Rússia prematuramente foi driver da Marussia, Max Chilton. Segundo a equipe, o carro pode ter sofrido com uma falha no freio e na suspensão.

Felipe Massa, que tinha alinhado na 18ª posição, vem fazendo uma excelente prova de recuperação. Após voltar em último por ter parado nos boxes, o brasileiro já tomava conta da 12ª, bem atrás de Nico Rosberg. Isso na volta de número 18.

Na volta 20, o top-10 formava com: Hamilton, Bottas, Button, Alonso, Magnussen, Vettel, Vergne, Raikkonen, Kvyat e Nico Rosberg.

Rosberg, no giro 21, já entrava na zona de pontuação. Com a ultrapassagem em cima de Sergio Pérez, o piloto alemão assumia a décima posição. Felipe Massa vinha colado no mexicano. Nico já se desgarrava do brasileiro.

Hamilton seguia sobrando na pista – volta 27 – o líder da prova e do campeonato já colocava um pouco mais de 12s em cima do segundo colocado, Valtteri Bottas. Nico Rosberg escalava o pelotão da frente. O piloto alemão já era o sétimo colocado. Felipe Massa não conseguia deixar Sergio Pérez para trás e continuava na 11º posição.

Contrariando a ideia de uma parada só, Massa volta para os boxes na 28 volta e retornar para a pista na frente do mexicano Sergio Pérez.

Com 30 voltas completadas, a corrida em Sochi se resumia mesmo entre os carros da Mercedes. Com Hamilton na ponta, era a vez de Nico pisar fundo. O alemão já estava na quarta posição.

Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Vettel, Magnussen, Rosberg, Button, Magnussen, Alonso, Ricciardo, Gutiérrez e Kimi Raikkonen.

Incrível a corrida feita por Nico Rosberg. Largando em segundo, obrigado a entrar nos boxes logo nas voltas inicias para efetuar uma troca de pneus. Voltar para a pista nas últimas posições. O piloto alemão pisou fundo, escalou todo o pelotão da frente e não é que Nico já assumiu a segunda posição na volta de número 31.

Restando 20 voltas para o final, a distância entre os dois pilotos da Mercedes são de 19s7.

Mesmo com Nico Rosberg fazendo a melhor volta da prova (1min42s770), e andando em um ritmo melhor que seu companheiro de equipe, o alemão só encostaria em Hamilton se o carro de segurança entrasse na pista.

Com 36 voltas completadas, Felipe Massa conseguiu ultrapassar Kvyat, assumindo a 13ª. Quem estava na frente novamente do brasileiro era o mexicano Sergio Pérez. Três voltas depois, Felipe ultrapassa Vergne. O driver da William já era o 12º.

Após 45 giros no traçado de Sochi, os dez primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Bottas, Button, Magnussen, Alonso, Ricciardo, Vettel, Raikkonen e Sergio Pérez.

Com sete voltas para o fim do GP, Hamilton seguia sobrando na pista. A distância entre o inglês e segundo colocado era de 19s. Além de ter aumentado seu ritmo, Lewis também teria cravado a melhor volta da prova (1min41s853).

Com duas voltas para o fim, Hamilton seguia pisando fundo no acelerador. O inglês não estava acomodado e cravava, novamente, a melhor volta da corrida (1min41s606). Mas nem demorou muito, em seguida, Bottas desbancou o tempo de Lewis (1min41s544). Na reta final, Rosberg tirou o melhor tempo que era da Williams.

Soberano na pista, Hamilton confirmou todo favoritismo em Sochi e cravou sua nona vitória na temporada. O primeiro GP da Rússia tem o nome do inglês. Na segundo posição e fazendo uma prova de recuperação, cruzou Nico Rosberg. O terceiro lugar no pódio foi ocupado por Valtteri Bottas. O brasileiro Felipe Massa, após largar na 18º posição, terminou a etapa russa em 11º.

Fonte: F1 Team

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos