Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Arquivo pessoalMédico Fábio Castanheira

Médico Fábio Castanheira

A terceira quinta-feira de outubro foi escolhida para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.

O cooperativismo teve início em 1840 com tecelões de Rochdale- Inglaterra e a pioneira em cooperativismo de crédito foi a Alemanha, em 1852. Surgiu da necessidade do povo se associar, voluntariamente, sem a visão única do lucro, mas com objetivo de prosperar para melhorar as condições de vida, trabalho e desenvolvimento social do ambiente.

As Cooperativas de Crédito são instituições financeiras captadoras de depósito à vista, juntamente com os Bancos Múltiplos com carteira comercial, Caixa Econômica Federal e Bancos Comerciais. Podem ser formadas por pessoas de determinada profissão ou atividade, físicas ou jurídicas, microempresários, microempreendedores ou até mesmo ser de livre admissão. Só não podem participar do quadro social a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, assim como suas Autarquias, Fundações e Empresas estatais. Seu órgão máximo de representação é a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). São controladas pelo Conselho Monetário Nacional, composto pelo Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. Cabe ao CMN expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, sendo o Banco Central o executor e principal responsável pela fiscalização e funcionamento dessas instituições.

Dados consolidados do Bacen, em junho/2014, apontavam a existência de 1.150 Cooperativas Financeiras em atividade no Brasil, que somadas aos dois Bancos Cooperativos: SICRED S.A e BANCOOB, totalizavam R$ 186 bilhões de ativos totaisno ramo crédito, ocupando a 6ª posição no ranking das maiores instituições financeiras do país, com 2,71% do total de ativos do mercado financeiro.

Para maior eficiência e segurança, as cooperativas singulares podem estar interligadas a Centrais e estas a Confederações, sendo que os principais Sistemas são: Sicoob, Sicred, Unicred, Confessol, Cecred, Federalcred, Uniprime e Cooperativas Solteiras. A principal diferença com os bancos é que o dinheiro que sobra é dividido entre os sócios. Não há lucro, nem falência.

Alagoas conta com 10 Cooperativas de Crédito Singulares e uma Central, sendo 7 em Maceió, 2 em Arapiraca, 1 em Pão de Açúcar e 1 em Igaci. A maior delas, Unicred, associa mais de 7 mil profissionais de saúde de nível superior, servidores públicos federais e empresários. Sua sede é em Maceió além de 3 postos de atendimento na capital e 1 em Palmeira, Penedo e Arapiraca.

Nestes 16 de outubro – dia Internacional do Cooperativismo de Crédito – parabenizo todos aqueles que se engajaram nessa fascinante doutrina e, baseados em princípios cooperativistas, promovem o desenvolvimento sustentado de suas comunidades.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos