Arapiraca investe no ensino da cultura afro na Rede Municipal

Ascom/ArapiracaArapiraca investe no ensino da cultura afro

Arapiraca investe no ensino da cultura afro

As nossas raízes não podem esmorecer. É o que acreditam estudiosos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), que se reuniram nesta quinta-feira (15) para debater a implantação efetiva da abordagem em sala de aula acerca da cultura afrobrasileira na Rede Municipal de Ensino.

É sabido que muito da cultura brasileira, sobretudo nordestina, deve-se ao contato com as alegorias da África, trazidas por escravos, fato este que não pode ser esquecido em nossa História. E esse advento mudou a forma do povo se relacionar, de fazer arte e ouvir música, de praticar esportes.

Pensando nisto, a prefeita Célia Rocha quer implementar no âmbito pedagógico este rico conhecimento sobre a base sociocultural e antropológica dos pequenos arapiraquenses.

Estiveram no encontro a secretária da SME, Ana Valéria Peixoto, e o subsecretário da pasta, Valtencir Félix Barbosa; o pesquisador das Culturas Africanas com foco na arte tradicional, Paulo Lemos de Carvalho; a coordenadora pedagógica da SME, Joelma Ferro; a supervisora pedagógica da SME, Betânia Farias; a coordenadora do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II e Escolas de Artes, Eliane Rocha; e o professor de Artes da Escola de Ensino Fundamental Luiz Alberto de Melo, Ivan Jorge da Silva.

“A visita se deu para que pudéssemos discutir melhor sobre as políticas educacionais no campo da inclusão da cultura afrodescendente em nosso município. Este, com certeza, é um dos desejos da prefeita Célia Rocha, em abarcar todas as culturas e conhecimento para a sala de aula”, diz a secretária Ana Valéria Peixoto.

Ela adiantou que Arapiraca vai ganhar muito com o projeto apresentado pelo professor e pesquisador Paulo Lemos de Carvalho – que atua na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) –, pois na cidade existem as comunidades Carrasco e Pau d’Arco com escolas que já são o retrato desse avanço.

“É muito importante que Arapiraca tenha sido pioneira em querer implantar na rede municipal esta cultura de valorização às raízes afrodescendentes”, pontua o pesquisador.

Metas para 2015

Além disso, recentemente os servidores, professores, servidores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação se reuniram para avaliar ao que foi alcançado no ano passado e realizar cronograma das ações para 2015 (leia mais aqui).

Fonte: Ascom/Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos